Arena Cultural

A Arena Cultural é uma grande festa promovida para comemorar o aniversário do município em 5 de agosto. O evento conta com uma extensa programação de atividades culturais, esportivas e de lazer, shows nacionais e diversas atrações para animar o público durante os dias de festa.

O evento é organizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Associação Pró-Arena Cultural Luverdense.



Arena Natal

Magia e emoção envolvem a Cidade Luz montada especialmente para festejar o Natal e Ano Novo em Lucas do Rio Verde. Com uma programação diferenciada, durante 10 dias, são oferecidas apresentações culturais que encantam adultos e crianças.

O evento é organizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Associação Pró-Arena Cultural Luverdense.



Novemberfest

É uma festa típica organizada pela diretoria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Lucas do Rio Verde. Já está na sua 11ª edição e geralmente acontece em meados do mês de novembro.

Tradicionalmente, o evento é aberto na quinta-feira, com a realização de um Jantar das Nações com comidas típicas da culinária alemã e outros grupos étnicos que compõem a sociedade local, seguido de baile animado por bandas que costumam tocar em festas similares do sul do país.

Além do jantar, também a turma do Clube da Melhor Idade pode prestigiar o matinê que geralmente acontece na sexta-feira após um delicioso almoço. O Baile do Chopp é a grande atração do sábado e a cada ano tem atraído mais público de vários municípios da região.



Show Safra

O Show Safra BR 163 é realizado pela Fundação Rio Verde em conjunto com seus apoiadores e empresas parceiras, e acontece todos os anos na segunda quinzena de março.

O evento foi idealizado para ser uma feira de tecnologias desde o pré-plantio até a pós-colheita, é ainda um espaço para discussões de temas técnicos, políticos, sociais e econômicos inerentes à atividade agropecuária. Reúne as culturas de safra principal e segunda safra, feira de máquinas, equipamentos, produtos e serviços voltados ao agronegócio, oferecendo a todos uma excelente oportunidade de negócios.



Atrativos Turísticos


Parque Municipal dos Buritis

A imensa área verde de proteção do Córrego Lucas deu origem ao Parque dos Buritis, uma reserva de preservação permanente que divide ao meio os 3.3033,28 hectares de perímetro urbano.

Localização: Avenida Mato Grosso – Centro | Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 13h30min às 18 horas.



Lago Ernani José Machado

O Lago Ernani José Machado situa-se na área verde do Córrego Lucas, entre as avenidas Mato Grosso e Tocantins, onde foi construído um calçadão e trilhas para caminhada, além de uma ponte interligando os dois lados do lago.

É um dos cartões postais do município, que atrai inúmeros visitantes e onde têm sido realizados eventos esportivos, artísticos e culturais.



Usina Hidroelétrica Canoa Quebrada

O nome foi dado a uma área do Rio Verde, a 15 quilômetros a jusante da PCH, por um proprietário de terras ribeirinhas, que teve sua embarcação quebrada na corredeira e chegou a instalar no local uma placa com a indicação “Canoa Quebrada”.

Distante cerca de 35 quilômetros do centro de Lucas do Rio Verde encontra-se a Pequena Central Hidrelétrica Canoa Quebrada, com potência de 28 MW, energia suficiente para atender uma cidade de 100 mil habitantes. O lago formado com a instalação da usina é propício para o lazer, especialmente para passeios de barco e jet-ski.



Rio Verde

Conforme descrição do Projeto Brasil das Águas – Sete Rios 2007, o Rio Verde nasce na Fazenda Santa Clara, município de Santa Rita do Trivelato e Nobres, a 555 metros de altitude. Já sua foz está situada no Rio Teles Pires, limite tríplice dos municípios de Ipiranga do Norte, Sorriso e Sinop.

Não há cachoeiras em seu percurso, apenas algumas corredeiras pequenas. O Rio nasce na região do cerrado e depois cruza o bioma da Floresta Amazônica.

A beleza natural do Rio Verde, com suas águas limpas e suas matas, que são refúgio para a fauna, criam um potencial de turismo ecológico ainda não desenvolvido.

Nos finais de semana algumas pessoas costumam usufruir do Rio Verde para passeios de barco, caiaque, jet-ski, pesca e para tomar banho.



Parque Ecológico Harri Müller

O Parque Ecológico Harri Müller fica localizado entre os bairros Parque das Américas e Parque das Araras

A área total é de mais de 60 hectares e compreende a área de preservação do Córrego Verde, pista de caminhada e o lago que também leva o nome do pioneiro Harri Müller.

É um dos principais pontos turísticos do município.

Horário de Atendimento 9h às 13h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300