17/11/2017 23:53

Prefeitura e Tribunal de Justiça iniciam tratativas para construção do novo fórum

Com a nova estrutura, o número de varas em Lucas do Rio Verde deve passar de seis para dez, com possibilidade para ampliação


Nesta quinta-feira (18), o prefeito Luiz Binotti e autoridades do Judiciário local e advogados recepcionaram o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, e equipe em Lucas do Rio Verde. A visita teve o objetivo de dar início às tratativas para a construção de um novo fórum, que deve ser entregue em 18 meses.

A proposta é construir, em parceria entre o Executivo Municipal e o Judiciário, um prédio para abrigar dez varas e com a possibilidade de ampliação. A área ofertada pelo município ao TJMT deve ter cerca de 25 mil metros quadrados e será utilizada também para concentrar, junto ao fórum, demais órgãos, como Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal Regional do Trabalho.

“Com o grande crescimento na região, o percentual de processos aumentou, naturalmente acaba por proporcionar um maior trabalho aos magistrados e servidores. O Poder Judiciário precisa crescer igualmente, não só na contratação de juízes e servidores, mas também em infraestrutura adequada e com acessibilidade para receber e atender a sociedade. Iniciamos hoje as tratativas em Lucas do Rio Verde e temos a experiência de parceria com Nova Mutum, basicamente o Poder Judiciário entra com recursos e a obra é feita pela prefeitura”, explicou o presidente Rui Ramos.

De acordo com o diretor do Foro da Comarca, juiz Cássio Furim, a construção de um novo prédio possibilitará a ampliação do atendimento e, inclusive, a criação de novas varas. “Atualmente tem seis varas, o que representa aproximadamente um juiz para cada dez mil habitantes, uma demanda sufocante, o ideal seria que cada juiz tivesse 1.500 processos, porém hoje cada um tem mais de 4 mil processos. Lucas do Rio Verde recebe brasileiros de todos os lugares, são pessoas bem-vindas e o Poder Judiciário precisa prestar um serviço de qualidade para a sociedade”, enfatizou.

Para o prefeito Luiz Binotti, Lucas do Rio Verde é um município que cresce constantemente e há a necessidade de ampliar os atendimentos do Judiciário à população. “Lucas será a Capital da Agroindústria e com a vinda de mais empresas e mais pessoas, precisamos também aumentar os atendimentos. Dentro dessa proposta está a construção de um novo fórum com instalações melhores. Agradeço a disposição do presidente Rui Ramos em estar aqui para que possamos dar velocidade a essa obra tão necessária para todos”, pontuou.

Horário de Atendimento 9h às 13h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300