22/08/2017 03:27

Curso visa capacitar servidores para melhorar a captação de recursos públicos

O treinamento vai capacitar técnicos a identificarem programas disponíveis para captação de recursos, entre outros serviços
  • Ascom Prefeitura/Carolina Matter
  • 10/08/2017 16:02:00


Com o objetivo de ampliar a captação de recursos via convênios, os municípios mato-grossenses estão buscando capacitar os servidores públicos e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), tem promovido cursos específicos para esta área.

Nesta semana, a servidora municipal Keila Moretti, da Gerência de Convênios e Projetos, está participando de um curso em Cuiabá sobre o Sistema de Convênios de Mato Grosso (Sigcon) e o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O treinamento vai capacitar técnicos a identificarem programas disponíveis para captação de recursos, a elaborarem projetos, formalização de convênios junto à União, ao Estado, os executarem, e prestarem contas dos mesmos.

De acordo com a Seplan-MT, é preciso orientar e prestar suporte técnico aos órgãos, municípios e organizações quanto à formalização, execução e prestação de contas de convênios e parcerias, integrando as equipes técnicas para que o recurso desembolsado pelo Governo, seja ele estadual ou federal, efetivamente seja utilizado em benefício da população, e não fique parado por erros técnicos e burocracia.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado de Planejamento, no ano de 2015 os municípios captaram junto à União via convênios aproximadamente R$ 73 milhões, em 2016 este montante foi de aproximadamente R$ 109 milhões.

Horário de Atendimento 09h às 11h | 13h às 15h - segunda a sexta feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300