16/12/2017 19:25

Temer visita Lucas do Rio Verde e diz que município é exemplo do “Brasil que tem jeito”

Esta é a primeira vez que o presidente Temer visita Mato Grosso no exercício do seu mandato


O Presidente da República, Michel Temer, afirmou que saiu com a alma incendiada e bastante animado de Lucas do Rio Verde. Acompanhado de uma comitiva de autoridades, o presidente participou da inauguração da primeira usina de etanol produzido exclusivamente a partir do milho, a FS Bioenergia.

“Animado vem de anima, do latim, que significa alma. E eu saio daqui com a alma incendiada, dizendo ‘o Brasil tem jeito’ porque eu vejo o exemplo de Lucas do Rio Verde. Vir aqui, não é apenas conhecer o Brasil real, é conhecer o Brasil que prospera, que se desenvolve”, afirmou Temer.

Logo cedo, nesta sexta-feira (11), a comitiva federal foi recepcionada em Lucas do Rio Verde pelo prefeito Luiz Binotti, governador Pedro Taques e governadores da Amazônia Legal, além de autoridades estaduais e municipais, e seguiram para fazer o lançamento nacional da colheita de algodão. Na Fazenda Boa Vista, da família Cortezia, as lideranças acompanharam o processo de colheita e caminharam entre a plantação.

Michel Temer relembrou atividades da infância com a família em uma chácara no interior de São Paulo. “Eu ajudava a colher o algodão de forma manual e o que me encantava era a brancura do algodão, a ideia de que o algodão representava uma pureza que permitia, no caso do meu pai, que vendesse o algodão e nos colocasse na escola”, comentou.

Antes da cerimônia de inauguração, a comitiva visitou a usina de etanol e conheceu detalhes de como será o processamento do milho. O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, falou sobre a produção mato-grossense. “O setor agrícola responde muito rápido, no ano passado nós tivemos uma safra de 180 milhões de toneladas e esse ano são 240 milhões de toneladas. Só aqui em Mato Grosso foram oito a nove milhões de toneladas a mais que ano passado. Isso significa centenas, milhares de empregos e todos os tipos de serviços que a agricultura demanda. Mato Grosso é um estado altamente produtivo, muito competitivo, mas muito longe dos portos, quer dizer, a gente ganha de um lado e paga um preço do outro lado”, pontuou.

O prefeito Luiz Binotti apresentou, em seu discurso, os números da produtividade local e regional e enfatizou a importância de Lucas do Rio Verde para o cenário do agronegócio nacional. “É um momento especial. Quero que o presidente leve daqui uma recordação bela da colheita do algodão, da inauguração dessa fábrica, de uma região empreendedora, de um Brasil que faz. Aqui é o Brasil que produz, o Brasil que dá certo. E nós queremos que isso aqui sirva de exemplo para todo país”, salientou.

Durante a visita do presidente, o prefeito aproveitou para fazer algumas reivindicações, como melhorias em logística, retomada de projetos ferroviários, e a implantação de um campus da UFMT no município. “Fiz as solicitações e protocolamos junto à assessoria do presidente. Estamos avançando e conversando com as pessoas certas. Me sinto muito feliz por esse assunto (UFMT) ter sido citado e esperamos, com uma boa gestão, transformar esse sonho em realidade para nossa população de Lucas do Rio Verde”, considerou.

Sobre a usina, o presidente Temer ressaltou que “é um orgulho visitar a primeira usina de etanol do país, e isso significa que muitas outras virão, de acordo com o meio ambiente e a preservação, temos consciência disso. Essa usina é fruto da criatividade, do empenho e da coragem dos empreendedores brasileiros que foram buscar associação com empreendedores americanos para instalar essa fábrica, isso é um sinal, não só de confiança, mas também de crescimento do nosso país”.

Maggi também falou sobre a relevância de Lucas do Rio Verde no cenário nacional e destacou o empreendedorismo. “Lucas do Rio Verde é o município que eu e os mato-grossenses gostaríamos de ter como exemplo e transformar todas as outras cidades igual a essa porque aqui as coisas funcionam. É o poder público envolvido com a classe empresarial altamente empreendedora, que faz desse território algo muito diferente do que acontece no Brasil.

Horário de Atendimento 9h às 13h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300