25/09/2018 11:15

Mutirões de limpeza contribuem para redução da Dengue, Chikungunya e Zika

A limpeza urbana é realizada diariamente nos bairros da cidade


Galhos, folhas, madeiras, eletrônicos e objetos inutilizáveis que podem acumular água e colaborarem para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, estão sendo recolhidos nos mutirões de limpeza urbana. Nesta segunda-feira (12) a ação foi intensificada no bairro Jardim Primaveras.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, Gerson Franke, a limpeza urbana é realizada diariamente nos bairros da cidade. Ele destacou que a constância nesse trabalho tem colaborado diretamente na saúde pública.

“Neste ano, devido a esse trabalho de limpeza e a colaboração da população, conseguimos reduzir de forma significativa o número de casos de Dengue, Chikungunya e Zika, pois além de manter a limpeza da nossa cidade ainda estamos garantindo a saúde da nossa população”, afirmou o secretário.

Conforme dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016 ao mesmo período deste ano, os números de casos de dengue reduziram de 483 para 21​​​​. Já para o Zika Vírus entre janeiro e feveiro de 2016 foram registrados 1.046 casos reduzindo para apenas um caso em 2018. Para a Chikungunya a cidade registrou em 2016 um total de 30 casos entre janeiro e fevereiro, neste ano de 2018 foram sete notificações.

O mutirão de limpeza possui quatro equipes de serviço que diariamente atendem os bairros da cidade. Com a parceria da associação, os moradores são acionados para retirar os entulhos e resíduos para que sejam recolhidos.

“Acionamos os moradores na semana passada para que eles limpassem seus quintais e colocassem o lixo em frente às casas. Precisamos dessa conscientização para que todos cuidem de sua rua e seu bairro. Isso faz diferença”, afirmou o presidente do bairro, Manoelzinho.

O trabalho de limpeza é uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras e da Associação de Moradores do Bairro.

Neste mutirão, não são recolhidos entulhos de construção civil, a prefeitura solicita que os moradores não misturem os lixos com dos resíduos dos contentores.

O próximo bairro a ser contemplado com a ação será divulgado após a finalização dos trabalhos de coleta no Primaveras.

Fique atento e contribua para a organização do seu bairro!

Horário de Atendimento 8h às 11h e 13h às 15h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300