20/11/2018 16:52

Prefeitura abraça prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Durante o mês, diversas ações serão realizadas em atenção ao tema
  • Ascom Prefeitura/Carolina Matter
  • 12/09/2018 13:28:00


Este mês é conhecido como “Setembro Amarelo”, pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o dia 10, que espalha para o restante do mês uma cor que representa a continuidade do esforço conjunto para evitar que as pessoas tirem suas vidas.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social (Cras e Creas) e Educação, aproveita esta data para realizar diversas atividades voltadas ao tema com o objetivo de sensibilizar a população. O foco central da campanha é a necessidade de identificação dos sinais que um suicida emite e da prevenção.

O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Em Lucas do Rio Verde, um dos destaques da campanha é a Caminhada Setembro Amarelo, que será realizada no dia 28. A saída será às 7 horas, na rotatória da Igreja Rosa Mística, e segue até o Lago Municipal Ernani José Machado, onde será feito um grande abraço. Convidamos todos para usar camiseta amarela ou branca.

Também estão previstas durante o mês palestras nas escolas das áreas urbana e rural para debater o tema com estudantes e professionais. Ainda estão na programação, atendimentos, orientações e palestras nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (PSFs) voltadas à população sobre a prevenção, como tratar para não chegar ao ponto de querer tirar a própria vida, além de enfatizar sobre o tratamento dos transtornos mentais.


Setembro Amarelo
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O CVV, uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo, é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP, da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

http://www.setembroamarelo.org.br/

 

Horário de Atendimento 8h às 11h e 13h às 15h - segunda a sexta-feira
Av. América do Sul, 2500-S - Parque dos Buritis - (65) 3549-8300