29/03/2024 11:25:49

Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove ações de integração com os conselhos municipais de políticas públicas

O objetivo é ressaltar a importância da harmonia entre os sistemas de controle interno, externo e social
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
01/11/2019 10:01

(Foto: Planejamento e Cidade)

Com o objetivo de aproximação e integração entre os membros dos conselhos de políticas públicas de Lucas do Rio Verde e a Unidade Central de Controle Interno do Município, a prefeitura promoveu uma reunião na última semana. O encontro, realizado na Casa dos Conselhos, foi organizado pela coordenadora do Projeto 2 do PDI (Programa Desenvolvimento Institucional), Sueli Oliveira.

Na ocasião, o controlador interno do Município, Junior Amaral Lima, destacou a importância dos controles exercidos sobre os atos da administração pública pelos órgãos de controle interno, controle externo e controle social da administração.

“No âmbito municipal, os conselhos de políticas públicas juntamente com Unidade Central de Controle Interno têm um papel fundamental no processo de orientação, acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas pelos órgãos da administração pública municipal, pois por meio de suas ações e iniciativas é possível garantir a boa aplicação dos recursos públicos”, explicou.

Neste contexto, o controlador interno enfatizou que o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso vem desafiando os municípios mato-grossenses por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado para criarem e implementarem políticas públicas que visem a integração e cooperação entre a Unidade Central de Controle Interno e os conselhos municipais de políticas públicas.

“O objetivo é aprimorar os controles internos e os controles sociais sobre os atos da administração pública e, com isso, fortalecer simultaneamente a atuação do controle externo exercido pelo poder legislativo de cada esfera de poder com auxílio dos seus respectivos tribunais de contas. Dessa forma, os órgãos públicos atenderão o controle sistêmico sobre os da administração pública previstos na Constituição Federal, que indica em seu contexto a necessidade de interação e harmonia entre os sistemas de controle interno, externo e social”, explanou Junior.

Durante a reunião, o secretário interino de Planejamento e Cidade, Welder Maciel, apresentou o site GPE Cidadão, ferramenta que está disponível a todos os luverdenses e que possibilita o acompanhamento do planejamento do Município. “Ressaltamos as ações, iniciativas e metas do planejamento estratégico que contemplam as demandas dos conselhos municipais de políticas públicas, bem como a importância dos conselheiros conhecerem e auxiliarem no alcance dessas metas que contribuirão com o desenvolvimento do município de forma sustentável”, pontuou Welder.

O site GPE Cidadão está disponível em: http://cidadao.tce.mt.gov.br/gpe

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

29/03/2024 09:00

Cultura participa de Encontro de Gestores Municipais do Estado