17/04/2024 21:45:38

Distribuição de kit da merenda escolar complementa a alimentação de dois mil alunos da rede municipal

Em sua terceira edição, entrega vem sendo feita desde que as aulas foram suspensas devido à pandemia
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
02/07/2020 10:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

As escolas da rede municipal deverão concluir nesta semana a entrega dos kits de alimentação escolar para cerca de duas mil famílias que têm filhos matriculados no ensino básico de Lucas do Rio Verde. Em sua terceira edição, a medida compensatória atinge beneficiários do Programa Bolsa Família e tem sido adotada pela Secretaria de Educação desde que as aulas presenciais foram suspensas a partir de 23 de março em virtude da pandemia.

Cada instituição ficou encarregada de montar as cestas com 10 itens de alimentos não perecíveis que fazem parte do estoque de merenda escolar e de comunicar os pais para fazerem a retirada na própria unidade de ensino. Muitos aproveitam a ida para levar as tarefas impressas elaboradas pelos professores para estudantes que não dispõem de aparelhos para participarem das aulas virtuais colocadas em prática desde o dia 07 de abril.

Durante o ato de entrega, a equipe escalada pela escola deverá obrigatoriamente fazer uso de equipamento de proteção para evitar contágio e o contato direto com as pessoas. Para fazerem a retirada, os pais ou responsáveis devem apresentar documento pessoal com foto e o cartão de inscrição no programa do governo federal.

Por trás da máscara de proteção dava para perceber a alegria de Luzamira de Souza, mãe de uma aluna da Escola Érico Veríssimo, que fazia a retirada do kit alimentício.  “Para mim é uma extrema ajuda porque eu trabalho para poder sustentar minha menina e já diminui muito no meu gasto do dia a dia. A gente viver sozinha aqui o gasto é muito grande”, revela.

“Com a entrega desse kit queremos garantir a segurança alimentar das nossas crianças matriculadas na rede municipal neste tempo tão difícil em que muitos pais que são autônomos tiveram sua renda afetada pela pandemia. É uma cesta generosa, com 10 itens, para amenizar um pouco o sofrimento dessas famílias neste período tão complicado que atinge toda a sociedade”, destaca a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

A gestora Vânia Maria de Oliveira lembra que a Érico Veríssimo é uma das escolas que funcionam em tempo integral e que a merenda escolar tem um papel importante para a nutrição de muitas crianças. “A gente vê estampado no rosto a felicidade. Você vê que realmente está ajudando essas famílias. Muitos alunos passam o dia aqui e agora eles não estão tendo a alimentação que a gente oferece para eles. Então, esse alimento representa muito para essas famílias. E para nós é muito gratificante”, avalia.

Segundo a coordenadora Mary Tacyana Alves, o agendamento prévio reduz o fluxo de pessoas no ambiente escolar e o risco de contaminação. “A necessidade que eles têm de alimento está sendo resguardada pelo direito da criança. A escola faz todo o possível para que isso nunca seja negligenciado, ou seja, para que todos os pais que constam nesta lista recebam os kits e eles ficam muito felizes por saberem que a gente está tendo este trato, este carinho, esta qualidade na entrega”, observa.

Fotos:

17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica

17/04/2024 15:41

Jogos Escolares: etapa municipal teve disputas acirradas em Lucas do Rio Verde

Melhores equipes foram selecionadas para os Jogos Mato-grossenses etapa regional

17/04/2024 09:47

Emplaca Lucas: Próximo sorteio da campanha será em maio

Veículos transferidos ou que receberam primeiro emplacamento podem concorrer aos prêmios

16/04/2024 17:50

Alunos das Oficinas Culturais garantem vaga em Campeonato Mundial de Capoeira