19/04/2024 12:39:35

Prefeitura dá início à perfuração de novos poços para atender crescente consumo de água agravado pela pandemia

A perfuração de cinco novos poços, um deles já em andamento, e a construção de outros quatro reservatórios, além dos dois recentemente entregues, solucionará o problema
Por Ascom prefeitura/ Neri Malheiros
07/08/2020 16:58

(Foto: ilustrativa)

O longo tempo passado sem perfuração de novos poços, o constante aumento populacional, o crescimento da demanda decorrente dos cuidados em virtude da pandemia do novo coronavíus e o longo período de estiagem verificado nessa época do ano têm contribuído para o desabastecimento de água registrado em alguns pontos da cidade de Lucas do Rio Verde, como os bairros Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Américas.

Com o início dos trabalhos de perfuração do poço 24, nesta sexta-feira (07), conforme foi anunciado pelo diretor de Desenvolvimento Humano, Gílson Baitaca, o problema de falta de água principalmente em lugares mais altos dessa região será logo resolvido. O novo poço será interligado ao reservatório do bairro Jaime Seiti Fujii. “Eu acredito que em uns 15 dias mais ou menos essa situação de desabastecimento neste setor estará sanada”, avalia.

Problema semelhante tem sido enfrentado pelos moradores dos bairros Veneza I e II, Jardim das Palmeiras e parte do Jardim Europa, que têm se deparado com falta de água ou falta de pressão nas torneiras a partir da metade da tarde porque a atual estrutura não tem sido suficiente para atender a demanda. “Sabemos que muitas residências não contam com reservatórios próprios e isso também é um agravante a ser considerado. Nesse período de pandemia, estamos há 81 dias sem chuva e praticamente o consumo de quase todas as famílias deve ter aumentado de abril para cá devido à própria pandemia”, considera.

Além disso, Baitaca lembra que entre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para prevenir e combater o novo coronavírus estão a frequente higienização das mãos e o hábito das pessoas tomarem banho e lavarem suas roupas toda vez que retornarem para casa. “Temos quase 20 mil alunos da rede pública e privada que estão sem aula. Essas crianças e jovens estão em casa e sabemos que isso acaba por elevar o consumo. Por isso, também faço um apelo para que todos façam uso consciente e racional da água”, conclama.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), conforme explicou, passou um bom período com estrutura suficiente para atender a demanda, porém, o constante crescimento demográfico nos últimos anos e outras questões sazonais, como os períodos de estiagens prolongadas, são responsáveis pela elevação do consumo acima da capacidade existente e exigem respostas do poder público para evitar transtornos à população.

Segundo o diretor, a última perfuração de poço na zona urbana de Lucas do Rio Verde por parte do Executivo foi em 2014, quando o Saae contabilizava 20.063 economias de água. Atualmente, o número de ligações existentes atingiu o total de 26.224 sem que nenhum poço tivesse sido perfurado nesse período. Além disso, o último reservatório tinha sido construído no bairro Jaime Seiti Fujii, no ano de 2012.

Todo problema de abastecimento somente será resolvido de vez quando o projeto de setorização da água estiver concluído, com a construção dos seis novos reservatórios – cada um com capacidade de armazenamento de 1.750.000 litros – e a perfuração de mais cinco poços tubulares em diferentes pontos da cidade, como está previsto no planejamento.

O primeiro, localizado próximo da Concha Acústica, já foi entregue no dia 10 de junho para atender a comunidade dos bairros Jardim Amazônia I e II, Jardim Imperial, Primaveras I e II, Rio Verde, Veneza e Cerrado. O outro, entregue na última terça-feira (04), fica no Parque das Emas e atenderá toda aquela região.

SAAE

19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento