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Encontros à distância cuidam da saúde mental e emocional dos profissionais da Educação

Bate-papos com psicóloga por videoconferência tratam das diferentes emoções vividas diante da pandemia e de como lidar com elas
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
12/08/2020 16:33:00

(Foto: Prefeitura)


Como anda a saúde mental dos trabalhadores da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde diante da presença sinistra e dos efeitos traumatizantes da Covid-19? Como têm reagido às mudanças e incertezas provocadas pela doença no seu dia a dia e na rotina funcional e organizativa das escolas e de toda a sociedade?

Para ouvir os cerca de 1.100 profissionais da Secretaria Municipal de Educação e obter essas e outras respostas e ao mesmo tempo oferecer todo apoio necessário, o Instituto de Formação e Orientação Profissional (Ifop), ligado ao Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, em parceria com o Programa Anjos da Escola, tem promovido encontros virtuais por meio de videoconferência desde a semana passada e que terão continuidade até que os bate-papos online atinjam o conjunto de servidores da rede de ensino.   

Segundo a psicóloga Jéssica Ribeiro, designada pelo Programa Anjos da Escola para conduzir as atividades online, o objetivo principal desses encontros tem sido levar à percepção e maior clareza sobre a gravidade do atual momento, sensibilizar para o tema, para o autocuidado e a prevenção sobre a saúde mental e se, por ventura, a pessoa precisar, saber onde buscar ajuda, qual o tipo de profissional pode ser procurado entre os diversos serviços oferecidos pela rede pública para que haja esse acolhimento e orientação mais específicos e personalizados.

“O formato é para proporcionar a troca mesmo, um espaço para que as pessoas falem o que estão sentindo. Primeiro, para estimulá-los a falar abertamente, eu peço que expressem seus sentimentos descrevendo em uma única palavra esse momento todo. A seguir, explico o contexto e a gente reflete a respeito disso. Eu também falo um pouco sobre as nossas emoções básicas, a função de cada uma, porque é normal sentir tais emoções e a importância de darmos atenção a elas para que a gente se conheça um pouco mais e, sem se reprimir, tenha mais autocontrole e até mesmo possa se prevenir de um adoecimento ao falar sobre esses sentimentos para diminuir as tensões, a ansiedade, o medo”, observa.

Na opinião da professora Eniara Aparecida da Silva, do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, esse tipo de iniciativa precisa se repetir mais vezes. “Foi muito importante porque ela abordou temas bem delicados da nossa saúde física e mental durante essa pandemia. Como esse distanciamento social, que nos obriga a ficar distantes, sem poder ter contato com as colegas e nem com os nossos alunos e que está deixando as pessoas ansiosas. Tivemos trocas bem interessantes e acredito que seja importante cuidar da nossa mente durante esse período. Eu tenho praticado pedaladas para ajudar enquanto não podemos voltar ao trabalho. Espero que tenha mais desses momentos para compartilharmos experiências uns com os outros”, disse.

Embora o formato e o tema sejam os mesmos, cada encontro tem sido diferente e a psicóloga deixa a conversa fluir sem ficar presa a um roteiro rígido e preestabelecido. Às vezes, um determinado grupo fala menos e dá para seguir o direcionamento previamente preparado para a abordagem. Outras vezes, o bate-papo deriva para assuntos específicos, como os filhos ou o luto, e aí entra em cena a habilidade da profissional em explorar as diversas facetas dos novos temas inseridos e, por exemplo, conduzir a conversa para como lidar com a morte e a própria perda de familiares e pessoas queridas.

“O encontro foi maravilhoso, supriu nossas expectativas e deixou um gosto de quero mais porque esse é um momento em que nós estamos precisando deixar nossa mente saudável e todo nosso ser precisa estar em equilíbrio. Esse tempo em que a gente pôde ouvir uma especialista na área de psicologia serviu para que eu pudesse me autoavaliar, saber como eu estou e o que eu preciso fazer para melhorar, para higienizar a minha mente. Eu espero que a gente possa desfrutar de mais momentos como esse”, declarou a professora Débora Lidiana da Cruz Silva, do Centro de Educação Infantil Aquarela.

A assessora pedagógica Silvânia Geller, do Ifop, explica que os primeiros bate-papos foram organizados por escola com profissionais da educação infantil e depois, ainda na semana passada, foi a vez dos secretários escolares. A sequência, ao longo desta semana, prevê o atendimento de monitores e estagiários e a programação seguirá até que todos os funcionários participem dos encontros. “Precisamos cuidar do bem-estar físico e emocional de cada um para podermos entregar um trabalho bem feito para a sociedade luverdense. É um momento em que eles podem tirar suas dúvidas e quem não estiver se sentindo bem deve aproveitar e colocar para fora aquilo que está sentindo, pois pode ser que esteja precisando da atenção de um especialista”, ressalta.

Professora do Infantil B, do matutino da Creche Menino Jesus, Ana Lúcia de Souza supõe que tanta preocupação com os outros faz com que as pessoas se esqueçam de si mesmas e que essa formação veio para dizer o quanto cada um é importante e também precisa ir muito além do simples hábito de lavar bem as mãos e usar máscara, cuidando igualmente de sua própria mente e estabilidade emocional.

“Essa formação foi incrível e eu só tenho a agradecer, porque ela clareou as ideias e você começa a se organizar primeiro. Veio para orientar, pois é tanta demanda, da escola do filho, do seu trabalho, da sua casa, uma quebra de rotina que, quando você vê, está comendo mal, dormindo mal, não está se cuidando porque não sai de casa, aí não hidrata mais o cabelo, não passa esmalte nas unhas, não se veste bem. E a autoestima como fica? A gente sabe que isso vem de dentro e você tem que resgatar isso, ressignificar sua própria vida. Então, a partir dessa formação, eu fiz algumas reflexões e resolvi que mesmo sem sair de casa eu preciso criar uma rotina. Se vou fazer um trabalho da creche, eu troco de roupa e visto o uniforme da creche para ir lá executar esse trabalho. Estabeleci horário para o meu filho estudar, para ajudá-lo com as lições, um horário para organizar a casa, um horário para mim”, relata.

 


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