29/03/2024 05:23:17

Secretário de Saúde fala sobre ações de combate a pandemia Covid-19

Entre os assuntos estavam plano de contingência, recursos para o enfrentamento e funcionamento dos PSFs e das UTIs
Por Ascom Prefeitura/Saúde - Gabriela Corsino
13/08/2020 14:12

(Foto: Saúde)

Na tarde desta quarta-feira (12), em coletiva com a imprensa, o secretário de Saúde, Tenente Rafael Bespalez abordou pontos a respeitos das ações de combate à Covid-19 no município de Lucas do Rio Verde. Dos assuntos, estavam plano de contingência do Hospital São Lucas, funcionamentos dos PSFs, recursos para o enfrentamento, bem como o funcionamento das UTIs.

No início da pandemia, mesmo contando com uma estrutura de atendimento de responsabilidade oferecida pelo Estado, o Município, por meio da Secretaria de Saúde, se uniu ao Hospital São Lucas e traçaram um plano de ação de contingência ao vírus. Com o avanço da doença e a necessidade das internações, a cidade de Lucas do Rio Verde foi a única que fez mudanças internas e abriu leitos de UTIs exclusivas para atendimento dos moradores.

Foi dado suporte financeiro ao HSL para organizar a estrutura de atendimento, campo de equipamentos, respiradores, monitores, oxímetros, compra de EPI, medicamentos e contratação de servidores. No município, foram disponibilizados 20 leitos de observação, 20 leitos de internação e 10 leitos de UTI.

Poucos municípios conseguiram manter uma estrutura para atendimento hospitalar, Lucas do Rio Verde é uma das que surpreenderam. De acordo com o secretário, nenhum cidadão luverdense teve o quadro clínico agravado por falta de UTI, do Município ou do Estado, citando que outras cidades mato-grossenses enfrentaram lista de espera por vaga em UTI. “A gente pode afirmar isso, nós nos preparamos para atender o cidadão”, pontuou Bespalez.

Com a redução de 40% no atendimento a pacientes com sintomas de Covid-19, que procuraram as unidades sentinelas e o PAM, os leitos de enfermaria e UTI também tiveram queda na ocupação. Os pacientes que foram transferidos para Cuiabá ou Sinop ocorreram em razão da necessidade de realização de hemodiálise.

Sem os pacientes Covid, o Hospital São Lucas passará a ter agenda para procedimentos que ficaram suspensos em razão da pandemia. As cirurgias, até então consideradas eletivas, passam a ser de urgência.

Testes de Covid-19
Lucas do Rio Verde é um dos municípios que mais fez testes de Covid-19, chegando a serem realizados 90 testes por dia. O Município também foi um dos precursores a adquirir testes rápidos com recursos próprios e o pioneiro no projeto de instalação de laboratório de testagem por método RT-PCR no município em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus LRV.  Em torno de 8.700 luverdenses já fizeram exames desde o início da pandemia.

Vigilância
Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso a organizar um serviço de epidemiologia, vigilância e monitoramento específico à Covid-19, separado dos outros setores. Estruturou um sistema de fiscalização sanitária, monitoramento de doentes, preparo e envio de amostras para exames ao Lacen-MT, além da tabulação de dados epidemiológicos para a produção dos boletins.

Comitê de Rnfrentamento ao Coronavírus
O município luverdense também foi um dos primeiros a criar um comitê especial de enfrentamento, contando com um grupo de estudiosos e pesquisadores atentos a todas as informações e cenários epidemiológicos no enfrentamento do novo Coronavírus.

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios

28/03/2024 14:00