29/11/2020 08:17:36
http://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8219/

Parceria inédita com Unemat e Faepen garante produção dos próprios livros de Matemática para rede municipal de ensino

Devido à pandemia, o lançamento oficial se deu por meio de transmissão online diretamente de Lucas do Rio Verde e de Barra do Bugres
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
14/08/2020 17:27:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)


Menos de seis meses depois de firmar uma parceria inédita com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat/Barra do Bugres) e a Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por intermédio da Secretaria de Educação, na tarde desta quinta-feira (13), no Auditório dos Pioneiros, fez o lançamento oficial e a entrega da sequência didática de nove livros elaborados conjuntamente para o ensino de Matemática na rede municipal.

Tudo começou a ganhar forma no dia 26 de fevereiro, quando, no mesmo auditório, representantes das três instituições assinaram o termo de cooperação para a implantação do Programa Trilhas Formativas para os Professores que Ensinam Matemática. Ou seja, juntavam-se duas conceituadas instituições estaduais que têm a promoção do ensino e da pesquisa e a difusão de saberes como missão a um município conhecido no Brasil inteiro pela qualidade educacional, mas que, assim como a maior parte do mundo, enfrenta sérios problemas com o ensino-aprendizagem de Matemática.

Em virtude da pandemia, a apresentação conjunta da conclusão dos trabalhos acabou prejudicada e a interatividade para o lançamento oficial somente pôde se dar por meio de transmissão online a partir de Barra do Bugres e de Lucas do Rio Verde.   

“Hoje, com muita alegria, estamos fazendo aqui, de forma virtual, o lançamento de nove livros de sequência didática de Matemática, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Esse trabalho foi construído pela formação continuada, pela parceria com a Unemat e os profissionais da educação que ensinam Matemática na nossa rede, cerca de 200 professores, e cada um que trabalha na formação na sua série auxiliou na construção desse material didático que vai contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências das nossas crianças”, comemora a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.   

O reitor da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, ao se dirigir e cumprimentar os parceiros de Lucas do Rio Verde durante o pronunciamento feito no ato de lançamento oficial conduzido pela Unemat – Barra do Bugres, disse que “o desafio que vocês [da Secretaria Municipal de Educação] aceitaram ou propuseram para a universidade provavelmente vai entrar para a história”.  Para Zanin, a audácia de todos os envolvidos no processo de construção desse material didático permitiu o plantio, o cultivo e a colheita daquilo que ele vê como os primeiros frutos e isso, supõe, “deverá mudar bastante a história e a relação educacional na região e em todo o estado de Mato Grosso”.

“Mais uma vez a secretária Cleusa nos surpreende. A responsabilidade é grande, pois tive que vir representar o prefeito Luiz Binotti, que está em Cuiabá, onde foi para assinar alguns convênios. Ouvindo aqui os relatos e vendo os livros, posso dizer que eu me emocionei porque são sonhos se tornando realidade. Que bom que podemos ver nossos sonhos se tornarem realidade e que temos gestores empenhados nisso, porque nada se faz sozinho. E foi o resultado dessa parceria entre a Unemat e a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde que permitiu a produção e publicação desses livros do 1º ao 9º ano”, declarou a primeira-dama, Rafaela Frizzo.
 
Presente no lançamento dos livros didáticos, o professor de Matemática Dionísio Cassenote, da Escola Municipal Eça de Queirós, disse que esta era uma proposta almejada pelos profissionais há muito tempo para acabar com os problemas e críticas decorrentes da aquisição de materiais prontos e pouco adequados à realidade local. “Esta proposta veio para que pudéssemos ser protagonistas e colocar nossos anseios e fazer parte direta, sermos os construtores dessa sequência didática. Isso nos enriqueceu muito e é um tipo de parceria que se acontecer no Brasil todo a educação atingirá patamares bem maiores”, avaliou.

Na época da assinatura do termo de cooperação, o professor Márcio Urel Rodrigues, coordenador do Programa Trilhas Formativas e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (Gepeme/Unemat), estabeleceu a data de 13 de agosto como prazo final para a entrega dos nove cadernos didáticos de Matemática para o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, cujos teores seriam condizentes com as 247 habilidades da BNCC. “Para deixar de ser visto como um bicho-de-sete-cabeças, o ensino de Matemática precisa deixar de lado a metodologia de reprodução em sala de aula, completamente distanciada do cotidiano dos estudantes. O aluno somente será protagonista quando a Matemática se basear em suas próprias vivências, naquilo que de fato for útil em seu dia a dia”, defendeu o coordenador naquela ocasião.  

O termo de cooperação firmado também previa o curso de formação continuada para 186 docentes iniciado em março e que se estenderá até novembro de 2020, com 126 horas de formação presencial e 154 horas semipresenciais, oficinas formativas e um seminário, e que tem o objetivo de melhorar os níveis de proficiência dos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

A Secretaria Municipal de Educação vem monitorando e buscando aprimorar a aprendizagem de Matemática dos estudantes ao final das etapas de alfabetização, 5° e 9° anos visto que os indicadores evidenciavam que 68% dos alunos de 5° ano são proficientes e que no 9º ano somente um terço deles atingiu esse nível de aprendizado, um desempenho bem abaixo da expectativa e dos índices médios alcançados na avaliação geral de Lucas do Rio Verde, que obteve a segunda colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as redes municipais ensino do estado de Mato Grosso.

Mais em Lucas do Rio Verde


28/11/2020 07:00:00

Rematrículas online na rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira

Pais ou responsáveis terão o prazo de uma semana para confirmar interesse na manutenção de vagas


27/11/2020 17:57:00

Revitalização do Paço Municipal inclui reforma do Auditório dos Pioneiros

Investimentos também foram direcionados para a ampliação da capacidade do Data Center e aquisição de conjunto gerador de energia elétrica


27/11/2020 16:07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início às decorações de Natal

A programação contará com diversas ações de 04 a 20 de dezembro


27/11/2020 08:03:00

IFMT oferta vagas remanescentes para especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

As inscrições vão até dia 29 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet


26/11/2020 10:21:00

Instituto de Lucas do Rio Verde é tricampeão em boas práticas de gestão previdenciária

Esta é a sexta vez que o Previlucas é premiado, recebendo neste ano o 1º lugar do Brasil na categoria instituição de pequeno porte


25/11/2020 14:31:00

Comissão de Reordenamento de Matrículas define estratégia para que nenhum aluno fique fora da escola

Implantação de matrículas e de rematrículas totalmente online e criação da Central de Vagas devem agilizar e dar maior transparência ao processo na rede municipal


25/11/2020 11:13:00

Assistência Social realiza cerca de 1.000 atendimentos a pessoas em situação de rua

O trabalho é feito pela equipe especializada de abordagem social e inclui diversos tipos de serviços


24/11/2020 12:28:00

Aula inaugural do Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil será nesta terça-feira

Formação continuada à distância terá a duração de 24 meses e, no final, dará direito à progressão na carreira


24/11/2020 11:14:00

Lucas do Rio Verde recebe a Copa Centro América de Futsal

As partidas serão realizadas de 10 a 13 de dezembro


24/11/2020 07:58:00

Prefeitura envia Plano Municipal da Primeira Infância para aprovação da Câmara de Vereadores

Com cinco eixos prioritários, documento visa criar condições para o desenvolvimento integral de crianças na faixa de zero a seis anos de idade


23/11/2020 08:59:00

UFMT publica edital para pré-matrícula no curso de graduação em Pedagogia

A pré-matrícula deverá ser feita de 23 a 25 de novembro, exclusivamente pela internet