28/03/2024 13:40:37

Prefeitura entrega infraestrutura e regularização do Loteamento Bom Jesus

Luta por melhorias e solução legal para a ocupação irregular se arrastava há mais de uma década
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
17/12/2020 06:58

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

Com a entrega das obras de infraestrutura e dos títulos da regularização fundiária do Loteamento Bom Jesus, no final da tarde desta terça-feira, 15, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou um sonho dos moradores e pôs fim a um longo processo de luta e de espera por benfeitorias básicas para a comunidade que começou a se formar na área desde o ano de 2006.

Além de ter dotado a antiga ocupação irregular com rede de drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, rede de energia elétrica e de iluminação pública com lâmpadas de LED, rede de esgotamento sanitário, terraplenagem e pavimentação, meio fios e sarjetas, o Executivo, com o envolvimento das secretarias de Infraestrutura e Obras, de Planejamento e Cidade e Agricultura e Meio Ambiente, da Procuradoria Jurídica do Município, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto e a parceria do Cartório de Registro de Imóveis, concluiu o processo de titulação dos ocupantes por meio da emissão de matrículas dos imóveis, que trará a necessária segurança jurídica e garantia de direitos a todos os moradores.

O projeto de loteamento do Bom Jesus, a partir da matrícula original, deu origem a cerca de 160 novos imóveis urbanos, cada um titulado para ocupantes diferentes, revela o representante do Cartório de Registro de Imóveis, Gilberto Vianconi Souto. “Foi feita também toda a parte de arruamento, abriu-se matrículas para as ruas. Hoje, a gente pode falar que o Bom Jesus está 100% regularizado em relação à parte de documentos. A Prefeitura fez um trabalho excepcional, nós somos meros atores nisso, encarregados de colocar um ponto final nessa história que foi muito bem escrita e muito bem feita pela Prefeitura”, observa.

“Aqui nós vivíamos no escuro, sem água, sem luz, sem nada. Agora realizou o nosso sonho, foi uma beleza. Melhor do que isso não precisa. Foi Deus que pôs o Binotti lá na Prefeitura para fazer tudo o que ele fez aqui com a sua equipe. Ele prometeu e fez. Agora os outros, eles prometeram e nunca fizeram”, comemora Pedro Luiz Carneiro, que mora há 14 anos no local.

O prefeito Luiz Binotti lembra dos primeiros encontros com representantes da comunidade quando ainda era candidato e que de lá para cá foram feitas muitas negociações para encontrar uma solução viável e documental que desse segurança jurídica para todas as partes envolvidas e transformasse a vida dos moradores. “Em 2016, quando passei por aqui na campanha, tivemos muitas reuniões debaixo de um pé de manga, com o seu Pedro, o presidente da associação e outros moradores e percebemos a angústia dessas pessoas por não terem aqui uma infraestrutura completa e muito menos segurança. E isso aqui muito próximo do final da Avenida Goiás, muito bem localizado. Tenho certeza que muita gente de Lucas do Rio Verde não conhecia a realidade dessas mais de 100 famílias que agora saem do total abandono e passam a ser tratadas com a dignidade e o conforto que merecem”, ressalta.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Bom Jesus, Luiz dos Santos, a incorporação da área devidamente regularizada ao traçado urbano, com toda a infraestrutura e planejamento em conformidade com o Plano Diretor, deu fim a uma luta de mais de uma década. “Foi muita batalha, muita poeira. No verão era poeira e no inverno era lama. Uns prometiam e não faziam. Aí veio o Binotti, a quem somos muito agradecidos, e disse que se fosse eleito ia fazer, com escritura e saneamento básico completo. Corremos atrás da documentação de cada um e tivemos o apoio de toda a equipe da Prefeitura e do cartório”, relata.

Para o secretário de Planejamento e Cidade, Welder Maciel, a entrega representa o resultado de muita dedicação do prefeito Binotti, das equipes de várias secretarias municipais, do SAAE e da própria associação de moradores. “A Secretaria de Planejamento e Cidade teve a honra de coordenar esse trabalho desde o início. Foram mais de dois anos para juntar documentação, elaborar o projeto da forma que tivesse o menor impacto e fosse o melhor para todas as pessoas que moram aqui e trazendo toda essa infraestrutura de primeira linha”, pondera.

Morando há 11 anos no loteamento, Neri de Carvalho também enfrentou o medo da desocupação e os desconfortos da falta de infraestrutura na comunidade. “Ninguém tinha feito nada. Se não fosse o Luiz Binotti, a gente estava naquela mesma estradinha de chão, sofridos, sem energia, sem água. O policiamento que não passava por aqui, agora passa. Não podemos nos queixar”, declara.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Gerson Franke, destacou o trabalho inicial da Secretaria de Planejamento e Cidade e da Procuradoria Jurídica, responsáveis pela concepção do projeto e pela organização documental de todo processo de regularização fundiária. “O trabalho deles foi fundamental para que, só depois disso, nós entrássemos com a parte de infraestrutura completa para proporcionar conforto, qualidade de vida e dignidade para essas pessoas. É resultado de um trabalho incentivado pelo prefeito Luiz Binotti e feito por muitas mãos”, disse.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

28/03/2024 10:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados