28/03/2024 07:37:11

Por Ascom
08/03/2008 14:19

hamid.soltani

Um pacto de não-agressão ao meio ambiente esteve no centro das discussões travadas ontem, 08, em Lucas do Rio Verde, pelos prefeitos ou representantes de 11 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires (Cidesa). O encontro contou também com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan e assessores da Sema.

Logo na abertura do evento, o prefeito anfitrião e vice-presidente do Cidesa, Marino José Franz, apresentou alguns tópicos do Programa Lucas do Rio Verde Legal, que, desde o início do ano passado, estabeleceu com os produtores locais uma parceria que tem como meta a regularização dos passivos ambientais, trabalhistas e sanitários em todas as propriedades rurais do município.

Reconhecido pelo próprio governo como um modelo a ser implantado em todo o Estado, o pacto local lançado por iniciativa da prefeitura e da ONG The Nature Conservancy (TNC) obteve o apoio da Sema, do Ministério Público, sindicatos rurais e Fundação Rio Verde e, imediatamente, foi aceito pelos agricultores. Três empresas privadas – Fiagril, Sadia e Syngenta, patrocinam o conjunto de ações para redução dos impactos ambientais.

Numa semana marcada pela publicação de uma portaria do Governo Federal que proíbe desmatamentos em 36 municípios do país, 19 deles pertencentes a Mato Grosso, o secretário Daldegan ressaltou a importância da aliança para que o Estado deixe de ser visto como campeão das agressões à natureza e sua produção deixe de sofrer sanções ou restrições comerciais. E anunciou a realização do 1º Fórum da Sema e secretarias municipais de meio ambiente no dia 15 de março, em Lucas do Rio Verde.

Os representantes dos 11 municípios presentes – de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, União do Sul, Vera e ainda o anfitrião – foram unânimes quanto à necessidade de firmar um pacto que proíbe os desmates desde que haja uma compensação para os proprietários rurais e prefeituras. Uma posição sobre a proposta feita em nome do consórcio deverá ser dada até o final de novembro deste ano.

Antes da assembléia intermunicipal, o prefeito Marino Franz esteve reunido em seu gabinete com os prefeitos de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, de Sorriso, Dilceu Rossato, empresários e assessores técnicos para acertar detalhes sobre a possível implantação de um único aterro sanitário que sirva de depósito para os lixos industrial, hospitalar e doméstico dos três municípios vizinhos. A definição ainda depende da proposta com os custos de instalação e operacionalização que deverá ser apresentada dentro de 15 dias.

27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade

27/03/2024 09:13