24/04/2024 18:58:43

Mais de 150 profissionais da educação são vacinados contra a Covid-19 no primeiro dia de convocação

Professores, monitores, zeladores e coordenadores de creches municipais, da rede pública e privada, foram imunizados
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
03/06/2021 13:18

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)

Lucas do Rio Verde iniciou, nesta quarta-feira (2), a vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19. Na oportunidade foram imunizados 158 trabalhadores das creches Menino Jesus, Anjo da Guarda, Irmãs Carmelitas, Nova Geração, Dois Mil, Mundo Mágico, Piaget e La Salle.

A professora Rozangela Prezotto, que atua há 18 anos na área, não contém a emoção ao falar sobre o momento tão esperado. “É incrível mesmo, sensação única, até chorei. Porque embora a gente saiba que ainda não está totalmente imunizado, já é um grande alívio”, afirma Rozangela.

A vontade de voltar às aulas presenciais e a saudade do contato com os alunos são alguns dos motivos pela euforia da classe com início da vacinação. “Nosso desejo enquanto profissional da educação é estar com as crianças na escola, exercer nossa função dentro da escola. A vacina vem assegurar isso, que possamos trabalhar com mais tranquilidade e segurança”, destaca a secretária municipal de educação, Elaine Benetti Lovatel.

O Município reforça que não há pré-cadastro ou livre demanda para esse grupo prioritário. A imunização se dá por grupos de unidades escolares e de listas nominais, elencando os profissionais atuantes no momento. Deverão comparecer ao local de vacinação apenas os trabalhadores que foram convocados pelas respectivas instituições de ensino.

“A lista nominal é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Inclusive, em cada dia de vacinação, haverá a presença de pelo menos um responsável por cada unidade de ensino, garantindo assim mais segurança e veracidade ao processo de vacinação, evitando fraudes", afirma Claudia Regina Engelmann, coordenadora da Vigilância em Saúde.

A vacinação dos trabalhadores da educação segue o cronograma de instituições escolares, públicas e privadas, do critério de prioridade de trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens. Tal determinação está descrita na Resolução CIB/MT Ad Referendum nº 53 e Nota Técnica nº 717/2021 do Ministério da Saúde.

A ordem de convocação será creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, enfim, trabalhadores da educação do ensino superior. A Nota Técnica informa ainda que a disponibilização das doses será de forma escalonada, gradativa, à medida que as vacinas são recebidas, mas reforça que todos os profissionais da educação serão contemplados.

EDUCAÇÃO SAÚDE

24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h