28/03/2024 11:33:15

Secretaria de Segurança e Trânsito retira placas irregulares na Avenida Mato Grosso

Ao todo, somente nesta quinta-feira, foram retiradas 12 placas
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
30/07/2021 10:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

Equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde retiraram da Avenida Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (29), placas de sinalização fora da regulamentação. Na maioria dos casos, os instrumentos de sinalização irregulares foram colocados em frente a estabelecimentos comerciais pelo próprio proprietário, indo contra as determinações do Código Brasileiro de Trânsito.

Além de passar informação errada ao condutor, a placa irregular atrapalha o trabalho de fiscalização da Guarda Municipal no trânsito, visto que pode ocorrer de um veículo parar em local proibido pela sinalização viária, mas no local existir uma placa, irregular, que permite a imprudência.

Ao todo, somente nesta quinta-feira, foram retiradas 12 placas. Dessas, a maioria estava em frente às farmácias. Dentre as irregularidades encontradas, estava a ausência de elementos reflexivos, tamanho inadequado da sinalização vertical, além de placas determinando estacionamento apenas para clientes de um estabelecimento, o que, segundo a Resolução 302/2008 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só é permitido caso seja regulamentada pelo órgão ou entidade executiva de trânsito com circunscrição sobre a via.

Antes da ação, a equipe da secretaria conversou com os responsáveis pelos estabelecimentos para orientar quanto a importância de seguir a regulamentação. A secretaria garantiu que novas placas, de acordo com a regulamentação, serão implantadas nesses locais.

O supervisor da Secretaria de Segurança e Trânsito, Ricardo Camargo, alerta que os pedidos de placas de sinalização, vagas especiais para idoso, pessoa com deficiência ou parada para carga e descarga devem ser feitos na Prefeitura. “É importante que o comerciante, sabendo da necessidade de instalação de placa, protocole o pedido na secretaria. Nós temos uma equipe técnica que vai até o local verificar se existe a necessidade da sinalização vertical e se existir, a prefeitura irá instalar tudo conforme a regulamentação vigente”.

As informações e solicitações de placas de sinalização podem ser feitas na Secretaria de Segurança e Trânsito, no Paço Municipal, de 7h às 12h, ou pelo número: (65) 3549-8390.

SEGURANÇA PÚBLICA

28/03/2024 10:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados