28/03/2024 05:15:29

Vencedores do concurso de poesia e fotografia são premiados

O objetivo foi incentivar a produção literária e evidenciar os atrativos de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
26/11/2021 17:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

A Secretaria de Educação entregou, na manhã desta sexta-feira (26), a premiação aos vencedores do concurso “Lucas do Rio Verde entre lentes e versos 33 anos: O lugar onde eu vivo: a Capital da Agroindústria”. A breve cerimônia aconteceu no Paço Municipal e reuniu alunos, pais e professores, o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, e assessores pedagógicos.

Dono do primeiro lugar na categoria Poesia, o aluno Matheus do Nascimento, da Escola Municipal Vinícius de Moraes, é um jovem apaixonado pela escrita. Ele participou da competição convicto que ganharia o prêmio. “Eu sempre fui muito criativo, penso que tudo tem um jeito de ser resolvido, e o poema foi uma maneira de demonstrar isso. Eu sabia que seria difícil, mas pensei em batalhar muito para ganhar e estou muito feliz com o resultado”, destacou o garoto de 11 anos.

A mãe do Matheus, Rebeca Silva, disse que sempre incentivou o menino, fomentando nele esse desejo de escrever tudo aquilo que ele via e pensava. “Pra mim era uma simples tarefa de escola. Ele chegou falando que tinha uma atividade muito importante, mas eu jamais imaginei que fosse um concurso. Estou muito contente porque sei o quanto ele gosta dessa parte de contar histórias e o quanto ele gosta de escrever. Então, estou muito feliz por ele”, disse Rebeca.

Assim como o Mateus, a professora Facione Leide Borges, que acompanhou todo o processo de criação do poema, também foi premiada. Da mesma escola saiu a terceira colocação na mesma categoria.

“Eu acredito que nós, enquanto professores e educadores, temos que incentivar cada dia mais a literatura e, por consequência, a escrita também. A proposta do concurso era que fosse realizado esse estudo mais aprofundado sobre a história de Lucas do Rio Verde e, com certeza, isso foi de grande valia”, destacou a pedagoga Carmen Melo, que auxiliou a aluna Isabelly Santos Barros na conquista do terceiro lugar na categoria Poesia.

Na categoria Fotografia, o aluno Eduardo Pires Fernandes, da Escola Municipal São Cristóvão, foi o vencedor. Ele registrou um agricultor em meio a lavoura com uma máquina agrícola ao fundo. O estudante teve apoio do professor Antonio Fernando de Paiva.

Em cada categoria, os alunos e professores melhores colocados foram premiados com notebooks para o primeiro lugar, celular para o segundo lugar e um livro de fotografia de Lucas do Rio Verde para o terceiro lugar.

Os prêmios foram entregues pelo vice-prefeito e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

As Escolas Eça de Queirós e Menino Deus também tiveram vencedores e estiveram presentes na cerimônia.

O concurso
O concurso teve duas categorias voltadas aos estudantes do ensino fundamental. A primeira delas, a poesia, envolveu alunos do 4°e 5º ano. Já na fotografia, segunda categoria, os jovens de 6º ao 9º ano foram os convidados.

A proposta da secretaria, por meio desse projeto, é incentivar a produção literária e evidenciar os atrativos, as belezas naturais e a riqueza e potencial da agricultura na construção histórica do município de Lucas do Rio Verde, através da linguagem poética e fotográfica.

O concurso teve três etapas, sendo: Nível Sala de Aula, quando os alunos desenvolvem as atividades junto aos professores da unidade; Nível da Instituição de Ensino, quando os educadores selecionam os poemas e fotografias para o concurso; Nível Municipal, quando os trabalhos são avaliados pela banca examinadora.

EDUCAÇÃO GABINETE

27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade