PLANO BÁSICO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO
 


 

O Plano de Zoneamento de Ruído (PZR) é o documento pelo qual a autoridade aeronáutica estabelece as normas para a ocupação ordenada da área em torno do aeroporto, sujeita aos efeitos do ruído aeronáutico.
Este Plano visa compatibilizar o desenvolvimento das diversas atividades urbanas ou rurais ali situadas com os níveis do ruído aeronáutico.
É composto pelas curvas de nível de ruído e pelo zoneamento das áreas delimitadas por estas curvas, nas quais são definidas as condições para seu aproveitamento.
O PZR é um conjunto de áreas, com dimensões definidas nas Normas da ANAC, estabelecidas a partir das cabeceiras das pistas de pouso ou do centro das áreas de pouso de helicópteros, cujo objetivo é determinar os tipos de edificações que podem ser construídas no entorno dos aeródromos em virtude dos níveis de ruídos produzidos pelas aeronaves.
O PZR  é apresentado à ANAC em forma de planta georreferenciada, as linhas que delimitam as diferentes áreas de abrangências do PZR, as diversas curvas de ruídos (zonas geográficas que os diversos níveis de ruído do aeroporto alcançam), os diversos níveis de ruído, em Hertz, uma tabela que mostra os tipos de edificações e ocupações do solo permitidas em cada área de nível de ruído e a planta geral do entorno do aeródromo.