SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

27/11/2021 20:02:10
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=administracao&cod=9524

Procon de Lucas do Rio Verde orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Confira as dicas para fazer compras com mais segurança e não ser lesado
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
20/11/2021 08:30:00

(Foto: Ilustrativa)


Ajustar tamanho da fonte:

Com a proximidade da sexta-feira de descontos, conhecida como “Black Friday”, que acontece este ano no dia 26 de novembro, o Procon de Lucas do Rio Verde orienta os consumidores e intensifica medidas educativas para um melhor aproveitamento nas compras. O objetivo da ação é alertar para que o consumidor faça as compras com mais segurança e não seja lesado.

Para evitar problemas, arrependimentos e endividamento, o Procon orienta sobre a importância de planejar antecipadamente suas compras. Alguns cuidados devem ser tomados, como analisar o orçamento doméstico e ser realista com o que pode gastar; pesquisar e acompanhar os preços antes da data do evento, buscar informações sobre o produto e referências dos estabelecimentos comerciais antes de efetivar as compras, seja em loja física ou on-line.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo aponta que o número de brasileiros endividados cresceu no último mês e o percentual de famílias que declararam ter dívidas a vencer chegou a 74,6%, segundo maior crescimento anual da série histórica. O dado representa uma alta de 0,6% em relação a setembro – o 11º aumento seguido – e de 8,1% na comparação com outubro de 2020.

Conforme o Procon, a principal dica é o consumidor estar atento desde já e monitorar o preço do produto que pretende adquirir. Assim, pode saber se o desconto é real ou se houve a prática da maquiagem do preço. Planejando a escolha do produto e pesquisando antecipadamente fica mais fácil fazer o comparativo e optar pela alternativa mais acertada.

Confira outras dicas do Procon:

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos
1. A procura por eletrodomésticos e eletrônicos é destaque na Black Friday. Verifique o consumo de energia do aparelho e se há rede credenciada de assistência técnica para a marca na sua cidade. Se possível, peça para testar o equipamento.

Descrição do produto
2. Informações sobre os produtos e preços devem ser claras, corretas e escritas em Língua Portuguesa. Dados como formas de pagamento, juros para parcelamento, características do produto, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, entre outros, devem ser informados pelo fornecedor.

Vestuário
3. Se for comprar roupas ou calçados, fique atento às etiquetas e confira se o produto apresenta algum defeito. Não esqueça que trocas por questões de gosto e tamanho dependem da política adotada pelo estabelecimento. Por isso, é importante que o benefício e o prazo para a troca estejam especificados por escrito no comprovante de compra.

Brinquedos
4. Observe se o produto possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Ele é a garantia de que o brinquedo foi testado e está de acordo com as normas de qualidade e segurança. Fique atento às indicações de faixa etária e, de preferência, compre brinquedos com procedência garantida e com Nota Fiscal.

Compras pela internet
5. Aquisições feitas fora do estabelecimento comercial, como telefone, internet e catálogo, podem ser canceladas dentro de sete dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, e o consumidor tem direito à devolução dos valores já pagos. O cancelamento deve ser solicitado por escrito.

6. Verifique se constam no site o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o endereço físico e os canais de troca e de atendimento.

7. Ao efetuar a compra, imprima ou salve a página do site com os dados e, antes de enviar os dados pessoais de seu cartão de crédito, observe se a conexão é segura. Evite páginas com redirecionamento.

8.  Atenção para a cobrança de frete, existência de outras taxas e prazo de entrega.

Garantia
9. Em caso de defeito, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) estipula uma garantia legal de 30 dias para produtos não duráveis (como alimentos, por exemplo) e 90 dias para bens duráveis (como celular, televisão, geladeira, etc).

Nota Fiscal
10. Não se esqueça de exigir o documento fiscal. Ele é que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto.

11. Não se deixe levar por promoções suspeitas, entre pagar mais barato e comprar produto com nota fiscal, que garante prazo de troca e garantia, fique com a opção mais segura. (Com Procon-MT)


Procon de Lucas do Rio Verde
Caso os consumidores precisem de mais orientações ou queiram esclarecer dúvidas e até fazer denúncias, o Procon de Lucas do Rio Verde está à disposição de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Galeria Central de Serviços, localizada na Av. Paraná, nº 766 S, Sala 06, Centro. O atendimento também pode ser feito pelo whatsapp (65) 99225-4188.
 

ADMINISTRAÇÃO

Mais em Lucas do Rio Verde


27/11/2021 08:00:00

Inscrições para o seletivo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde terminam amanhã (28)

Processo objetiva contratação temporária e formação de cadastro de reserva para secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social


23/11/2021 11:16:00

Inscrições para o seletivo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde seguem até dia 28

O processo objetiva contratação temporária e formação de cadastro de reserva para as secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social


23/11/2021 09:50:00

Licitação para projeto de combate a incêndio em escolas está aberta em Lucas do Rio Verde

Obra em oito unidades escolares deve ser executada em 90 dias


17/11/2021 15:40:00

Prefeitura propõe benefício para os servidores no final de ano

Valor integral de um vale-alimentação deve substituir a cesta natalina


16/11/2021 11:10:00

Previlucas está entre os melhores institutos em responsabilidade previdenciária

Evento em Goiânia premiou instituições referência no âmbito da gestão previdenciária


15/11/2021 14:00:00

Centenas de luverdenses foram atendidos pelos serviços da Semana Multiação

Evento foi realizado no Parque de Exposições entre os dias 8 e 12 de novembro


15/11/2021 07:41:00

Dia da Consciência Negra será ponto facultativo em Lucas do Rio Verde

A medida foi estabelecida através do Decreto Municipal n° 5.666/2021


12/11/2021 08:33:00

Paço Municipal não terá atendimento nesta segunda-feira (15)

A medida foi estabelecida no Decreto n° 5.257/2021; serviços essenciais permanecerão inalterados


12/11/2021 07:00:00

Veículos em estado de abandono serão notificados a partir da próxima quarta-feira (17)

Após a notificação, proprietário terá 15 dias para retirada das ruas


11/11/2021 13:20:00

Município recebe visita de representantes de Primavera do Leste e cidades de Rondônia

Visitantes estiveram no Executivo e outras unidades para conhecer projetos e ações


11/11/2021 06:30:00

Relatório de impacto ambiental da ferrovia estadual será apresentado em audiência pública

Encontro será on-line no dia 13/12 e devem participar todos os municípios que serão beneficiados com os trilhos