SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

24/04/2024 14:26:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=10012

7º Fórum Regional da Agricultura Familiar encerra Show Safra com capacitação de produtores

Encontro teve palestras com especialistas sobre fruticultura e apicultura
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
26/03/2022 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

O último dia de um dos maiores eventos de difusão de tecnologias para o agronegócio, o Show Safra, encerrou a programação da semana, nesta sexta-feira (25), com o 7º Fórum Regional da Agricultura Familiar, no auditório da Fundação Rio Verde. 

Organizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo central do encontro foi proporcionar aos pequenos produtores informações relacionadas às culturas da fruticultura e apicultura, com significativo potencial de exploração no município, principalmente para suprir a demanda interna de consumo e, futuramente, conseguir expandir e exportar essa produção.

A abertura do fórum contou com a presença de diversas autoridades e, posteriormente, a palestra sobre fruticultura, com William Krause, doutor em genética e melhoramento de plantas e professor adjunto e pesquisador da Unemat, seguida da
palestra sobre apicultura, com João Bosco, biólogo especialista em apicultura e extensionista da Empaer.  

Na fruticultura, o professor Krause destacou três culturas: do maracujá, goiaba e acerola, apontando seus níveis de produção em comparativo em todo país e as formas de tornar essas frutas produção de ampla escala em Mato Grosso, nas mais de 100 mil pequenas propriedades existentes. 

“Mato grosso é um estado extremamente agrícola e já consolidado no agronegócio e a fruticultura é um pouco diferente desse contexto. Mais de 75% das frutas e hortaliças que consumimos vêm de fora, então não somos autossustentáveis, mas temos condições climáticas para isso, não só para abastecer o mercado interno, mas também para outros estados”, detalhou Willian krause.

Depois de dois dias em campo com um grupo de agricultores familiares de Lucas do Rio Verde para práticas de manejo com abelhas, João Bosco palestrou para encerrar o ciclo de aprendizados voltados à apicultura.  

“Eu trouxe a eles um conhecimento, senti os problemas da região. Agora é preciso organizar essa cadeia produtiva na cidade e trabalhar para amenizar os impactos negativos na questão da agricultura extensiva com a apicultura, porque uma depende da outra”, apontou o extensionista. 

“A abelha depende da própria agricultura, assim como a agricultura depende da abelha. Mas os defensivos estão causando impactos grandes e há meios de conciliar as duas atividades e vamos fazer esse trabalho de conscientização”, pontou João Bosco, que pesquisa as abelhas há mais de 30 anos.  

Depois de dois anos com as atividades interrompidas pela pandemia, o presidente da Empaer comparou que o Show Safra 2022 “é do tamanho do desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”. 

“Aqui estão as tecnologias mais avançadas do Brasil e do mundo para desenvolvimento agropecuário junto aos agricultores. O fórum da agricultura familiar dentro de um evento como esse mostra a importância dessa agricultura para os municípios e ainda para o caminho do desenvolvimento de Mato Grosso”, disse Renaldo Loffi.

“Tem pessoas de todos os municípios do estado que vem para participar desse fórum. Esse evento vem exatamente para contribuir com isso, promover mais palestras, para que eles produzam com mais qualidade e que também tenham renda”, explicou o prefeito Miguel Vaz.  

Suzana Romancini, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, celebrou o fórum que encerrou o evento, além dos projetos em andamento voltados para desenvolver e fomentar o pequeno produtor.  

“Esse ano fizemos muitas parcerias para atender a demanda e necessidade dos produtores. Temos projetos, como o de apicultura e fruticultura, que já estão em andamento, além das palestras para reforçar o trabalho feito”, detalhou Suzana.  

Além dos palestrantes convidados, diversas outras autoridades participaram da programação do fórum, como o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o deputado estadual, Gilberto Cattani, o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini,  o presidente da Câmara, Daltro Figur, empresários, estudantes e produtores da região. 
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei


23/04/2024 17:28

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil


19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


15/04/2024 15:15

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental


15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano


13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal


11/04/2024 11:30

Festa do Milho: mais de 80 mil espigas serão utilizadas na produção de alimentos

Este ano, o cereal foi disponibilizado gratuitamente aos produtores


05/04/2024 15:00

Abril Laranja: Prefeitura inicia campanha de prevenção ao abandono animal

Ações são voltadas para conscientizar e divulgar iniciativas voltadas a causa animal


04/04/2024 13:44

4ª edição do “Festeco” está com as inscrições abertas

Poderão se inscrever os alunos do ensino fundamental e médio das redes de ensino municipal, estadual e particular


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura