SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

25/04/2024 12:27:48

Agricultores da Comunidade Fazenda Fenix II recebem título de posse

Com a liberação do crédito fundiário, famílias podem iniciar os projetos da agricultura familiar
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
29/01/2022 15:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Durante ato solene na manhã deste sábado (29), 50 famílias beneficiadas pelo projeto Comunidade Fazenda Fenix II, localizada a 50 km de Lucas do Rio Verde, receberam o título de posse de suas terras. O momento foi acompanhado pelo prefeito Miguel Vaz e autoridades.

Também conhecida como Nossa Senhora Aparecida, a nova comunidade tem área total de 6,9 hectares, sendo 2,6 deles destinados à produção da agricultura familiar. Com a liberação do crédito fundiário, os novos proprietários já podem iniciar as suas produções.

Conforme o diretor-presidente da Biotec Agro Consultoria, Aldo Almeida, o projeto contempla investimentos para as famílias já iniciarem as suas produções. “No projeto modelo está aquisição da terra, recurso para construir uma pequena casa e recursos para dar o pontapé inicial. O próximo passo é buscar outras políticas públicas para que as famílias possam continuar investindo na propriedade”.

A partir de agora, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dará sequência aos projetos de infraestrutura para a comunidade. Segundo o prefeito Miguel Vaz, já está em andamento uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) um projeto de 50 poços para abastecer as famílias do local. O chefe do executivo também citou a importância da agricultura familiar para o município. “Parte da produção da agricultura familiar segue para a merenda escolar. Esse projeto vem somar na economia aqui de Lucas do Rio Verde”, destacou.

O deputado federal Neri Geller participou de todo o processo e se mostrou contente com o resultado. “Esse novo projeto vem contribuir e fazer essa verticalização e ter a agricultura familiar funcionando de forma forte, oportunizando o produtor e o comércio local”.

Laudino Batiste mora em Lucas do Rio Verde há 11 anos e é um dos contemplados com o projeto. “Com certeza isso veio em uma boa hora. Eu já tenho mudas produzindo no balde e já tá na hora de levar para o campo”, destacou o agricultor.

“A agricultura familiar é extremamente compatível com o agronegócio, com a soja e etc. A cidade precisa ser abastecida e esse é o propósito do projeto, levar aos moradores de Lucas do Rio Verde alimentos de qualidade e preço justo”, destacou o secretário-adjunto de Estado de Agricultura Familiar, Clóvis Cardoso.

Na programação, o prefeito, autoridades e os moradores seguiram logo pela manhã para uma visita à região da nova comunidade. Na sequência, já na comunidade 30 de Novembro, o ato solene marcou a entrega dos documentos aos beneficiários.

Também participaram a primeira-dama, Janice Ribeiro, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, secretários municipais, vereadores, representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE GABINETE

24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei