SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

28/03/2024 09:10:35
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=10229

Após castração, protetoras celebram conquista de lar para animais resgatados

Administrada pela Secretaria de Meio Ambiente, UPC já castrou mais de 250 animais
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
31/05/2022 08:20

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Pequena, Meg, Dara, Branquinha, Dobby e Princesa: esses são alguns dos animais resgatados pela protetora de Lucas do Rio Verde, Sandra Baptista, integrante da ONG S.O.S. Animais. Segundo as protetoras atuantes no município, o processo de busca por um lar para adoção dos animais resgatados tem sido mais fácil, já que agora eles são castrados antes de irem para a nova casa. 

Desde janeiro deste ano, a Unidade Permanente de Castração (UPC), administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está em funcionamento e vem ajudando as pessoas voluntárias da causa animal a conseguirem um lar com mais facilidade para os animais resgatados e a ampliar o apoio que já vem sendo realizado. 

Conforme o último relatório expedido pela UPC, mais de 250 animais já foram atendidos pelo projeto de castração, incluindo animais abandonados, ONGs e tutores de baixa renda comprovada. 

Em uma das histórias de resgate, por exemplo, Sandra relembra o caso da cadela Dara, que o antigo dono faleceu e ela acabou ficando sozinha na casa, que estava à venda. Ela soube do animal por meio de vizinhos, que solicitaram ajuda da protetora. 

“Esse projeto é um marco na causa animal para qualquer cidade. Todo o trabalho está sendo muito bem feito. A castração é algo que vem de muito tempo, de conseguir castrar esses animais de rua. Lucas do Rio Verde já está sendo exemplo para a causa animal”, contou a defensora. 

Ela destaca que, apesar do trabalho de resgate ser muito importante, também é preciso que a população tenha responsabilidade sobre seus animais. “Muitos jogam suas cadelas na rua quando entram no cio. Por isso acontece o que está acontecendo. Se não houver colaboração da população, continuaremos a enxugar gelo”, apontou Sandra. 

A manicure Ligia Wingert concilia a profissão com o trabalho de protetora, que realiza há cerca de cinco anos em Lucas do Rio Verde. “Eu era sozinha, fazia o que dava, sempre postava nos grupos, até que gente se juntou e a resolvemos fundar a S.O.S.”, contou. 

Foi através da UPC que ela conseguiu castrar cerca de dez animais, sendo que cada um deles fica sob responsabilidade do protetor a partir do momento em que é resgatado, no processo da cirurgia e de recuperação, até que consiga um lar definitivo.

“Antes da UPC, a gente se sentia secando gelo, pois no outro dia já tinham ninhadas abandonadas. Com o projeto temos esperança que isso vá melhorar a longo prazo. O nosso grande ‘problema’ é animal adulto, quase ninguém quer, mas, quando fala que está castrado e vacinado, as pessoas se interessam. Muitos animais adultos só consegui doar porque eles estavam castrados. Com isso estamos conseguindo mais lares”, afirmou Ligia sobre as adoções. 

Realizando o trabalho junto à ONG, elas relatam que alguns bairros da cidade apresentam maior incidência nos casos de abandono de animais, são eles: Vida Nova, Veneza, Jaime Seiti Fujii, Parque das Américas e Rio Verde. 

“Ser protetora não é uma escolha, costumo dizer que a gente nasce para isso. Têm situações que pessoas dizem normais, que passaria batido, mas aos nossos olhos a gente se compadece muito, porque animal também sente, seja frio, fome. Muita gente acha que a gente tem obrigação, mas não temos nenhuma. A gente faz por amor mesmo”, completou Ligia. 

Saiba mais sobre o projeto de castração no site: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores


22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores


21/03/2024 14:02

Produtos da Agricultura Familiar são destaques no Show Safra 2024

Além da variedade em hortaliças e frutas, o visitante também encontrará produtos caseiros


20/03/2024 11:22

Campo 360 da Agricultura Familiar apresenta inovações para pequenos produtores

Além da oleicultura, são cultivados produtos da fruticultura e cafeicultura


19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses


19/03/2024 12:10

Emenda garante mais investimentos na agricultura familiar de Lucas do Rio Verde

Entre os equipamentos que serão adquiridos estão trator agrícola, plantadeira 6 linhas, grade aradora 20 discos e caminhão prancha


18/03/2024 21:22

Abertura do Show Safra 2024 conta com lançamentos e inovação

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro terá exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e mais de 475 expositores


15/03/2024 12:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde é presença confirmada no Show Safra 2024

No stand, cada participante da feira conhecerá um pouco mais sobre o Município


15/03/2024 11:18

Prefeitura reforça compromisso com agricultura familiar em visita à comunidade rural

Prefeito Miguel Vaz conversou com pequenos produtores e debateu demandas do setor


14/03/2024 09:50

Município retoma atendimento na UPC para animais que estão na fila de espera

Novos agendamentos estão suspensos até a conclusão das cirurgias destes cães e gatos


10/03/2024 10:30

Município avança na elaboração do Plano de Manejo do Córrego Lucas

Estudo inclui análises de águas, vegetação e animais