SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

28/03/2024 05:28:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=10320

Pequenos agricultores recebem Patrulha Agrícola na Comunidade Coait

Gradagem e análise do solo foram alguns dos serviços prestados
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
24/06/2022 09:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Há cerca de 100 quilômetros do centro urbano de Lucas do Rio Verde está localizada a Comunidade Coait, onde vive um grupo de pequenos produtores da agricultura familiar. Para dar suporte nas atividades desses agricultores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem realizando os trabalhos da Patrulha Agrícola, com auxílio de equipamentos e maquinário. 

Um dos agricultores que fez a solicitação do serviço ao Município foi Anildo José Vargas, de 70 anos. Em sua propriedade de 25 hectares mantém uma produção leiteira e, além do leite, faz a comercialização também de queijo. Nessa localidade, o trabalho realizado pela equipe de Agricultura inclui a gradagem, roçagem e análise de solo. 

Por algumas dificuldades, incluindo falta de assistência técnica em campo, Anildo não conseguiu seguir com a outra parte de sua produção: uma plantação de cana-de-açúcar, matéria-prima para a fabricação de suas cachaças e licores artesanais. 

Com a Patrulha, ele está empolgado de que possa retomar com o plantio e voltar a fabricar a cachaça, mas também garante que vai investir em uma nova cultura: o milho, que servirá para silagem. 

“Estamos aqui desde 2001, todo ano trabalhando. A cachaça e o leite são para venda, eles são a nossa renda. Esse ano estou muito contente, pois estão nos atendendo. Vai ajudar muito”, comentou o idoso, que vive na propriedade junto da esposa, Angelina. 

Responsável pela agricultura familiar, Marcelo Reckziegel explica que há cerca de um ano os agricultores da Comunidade Coiat vêm sendo acompanhados, recebendo assistência por meio da Secretaria Municipal. 

“Com a Patrulha ativa, os produtores fizeram sua solicitação de trabalho, mobilizando nossa equipe para os serviços voltados ao pequeno produtor, para melhorar a produtividade em sua terra”, disse Marcelo. 

O servidor completa ainda que a Secretaria iniciou o procedimento de análise de solo nessas pequenas propriedades. Por meio de uma parceria com um laboratório, as amostras recolhidas serão analisadas e as respectivas necessidades repassadas para melhora na produtividade. 

“Não só nessa comunidade, mas também iniciamos as coletas de amostras de solo, por meio dessa parceria com o laboratório, e vamos disponibilizar sem custo ao produtor uma análise de solo completa”.

Um dos próximos passos do projeto é entregar calcário recebido pelo Estado para a agricultura familiar. A partir das análises de solo, será possível estabelecer a necessidade de calcário no solo de cada propriedade. 

Outro morador dessa região é o produtor leiteiro Mario Antônio Delarmelin, que mantém, na Comunidade Coiat, na chácara Nono Luiz, uma pequena fábrica de queijos, onde a fabricação é realizada por ele e a esposa, Lucia. Depois de receberem o Selo de Origem do Município, garantindo a qualidade da produção, os produtos são vendidos no Mercado do Produtor. 

Em sua área de cerca de 20 hectares, Mario mantém parte do terreno para pastagem do gado leiteiro. Com a gradagem do solo, pretende aumentar sua produção, colocando mais animais no pasto. 

“Isso é muito importante porque a gente não tem maquinário. É a primeira vez que estamos recebendo suporte da agricultura, que está sendo muito bem-vindo para nós, pequenos, pois, se não houver esse suporte, não conseguimos suprir o trabalho que é preciso no dia a dia. É o nosso pão de cada dia, estamos lutando para conseguir o nosso sucesso em cima disso”, finalizou o pequeno produtor. 

Sobre a Patrulha Agrícola 

Para ter acesso ao programa, os munícipes precisarão comprovar que integram a agricultura familiar e realizar a solicitação na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com os devidos documentos.

Os documentos necessários para solicitar os equipamentos da Patrulha Agrícola são: CPF, RG comprovante de residência e documento comprobatório que sejam agricultores familiares (pode ser emitido pela Empaer e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por exemplo).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (65) 3549-7105.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores


22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores


21/03/2024 14:02

Produtos da Agricultura Familiar são destaques no Show Safra 2024

Além da variedade em hortaliças e frutas, o visitante também encontrará produtos caseiros


20/03/2024 11:22

Campo 360 da Agricultura Familiar apresenta inovações para pequenos produtores

Além da oleicultura, são cultivados produtos da fruticultura e cafeicultura


19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses


19/03/2024 12:10

Emenda garante mais investimentos na agricultura familiar de Lucas do Rio Verde

Entre os equipamentos que serão adquiridos estão trator agrícola, plantadeira 6 linhas, grade aradora 20 discos e caminhão prancha


18/03/2024 21:22

Abertura do Show Safra 2024 conta com lançamentos e inovação

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro terá exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e mais de 475 expositores


15/03/2024 12:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde é presença confirmada no Show Safra 2024

No stand, cada participante da feira conhecerá um pouco mais sobre o Município


15/03/2024 11:18

Prefeitura reforça compromisso com agricultura familiar em visita à comunidade rural

Prefeito Miguel Vaz conversou com pequenos produtores e debateu demandas do setor


14/03/2024 09:50

Município retoma atendimento na UPC para animais que estão na fila de espera

Novos agendamentos estão suspensos até a conclusão das cirurgias destes cães e gatos


10/03/2024 10:30

Município avança na elaboração do Plano de Manejo do Córrego Lucas

Estudo inclui análises de águas, vegetação e animais