SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

19/04/2024 08:52:59

Potencialidades de Lucas do Rio Verde são apresentadas para imprensa nacional

Objetivo do encontro foi fomentar o Show Safra, que será realizado de 21 a 24 de março
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior, Maíra Matos, Aline Albuquerque e Carolina Matter
01/03/2023 08:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Com objetivo de fomentar o Show Safra, um dos maiores eventos voltados ao agronegócio do Brasil e que impulsiona a economia local e estadual, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, recebeu uma comitiva da imprensa nacional e estadual para apresentar as potencialidades do município. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (28), no Auditório dos Pioneiros, na Prefeitura.

Através de um vídeo institucional, os profissionais puderam conhecer um pouco mais sobre Lucas do Rio Verde, com informações complementadas pelo chefe do Executivo, que respondeu às dúvidas dos visitantes. Miguel Vaz destacou ainda a expectativa do município com o entroncamento ferroviário, que deve ser o maior do país, com a Ferrovia Vicente Emílio Vuolo (de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde) e a extensão de outros dois projetos: a Ferrogrão (de Sinop a Lucas do Rio Verde) e a 2ª etapa da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico II, de Água Boa até Lucas do Rio Verde).

“Vivemos em um estado com potencial enorme de crescimento da produção primária, que é soja, milho e algodão, e nós precisamos ter o pensamento voltado para a transformação, para agregar valor a esses produtos, a exemplo do milho, que transforma em etanol, que é uma energia renovável, limpa, além dos DDGs, que são os subprodutos que você pode transformar imediatamente em ração animal e, com isso a produção de carne, tanto de aves, de suínos, de bovinos. Também estamos trabalhando muito para receber o modal ferroviário, que vai auxiliar para o transporte das safras até os principais portos do Brasil”, disse o prefeito Miguel.

Após apresentação dos potenciais do município, a comitiva seguiu para a Fundação Rio Verde, instituição de pesquisa voltada para o apoio ao desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto. A Fundação sedia e é responsável pelo Show Safra, evento do agronegócio será de 21 a 24 de março, no município luverdense.

Ainda pela manhã, a imprensa seguiu para a usina da empresa FS, pioneira no Brasil na produção de biocombustível, fabricando etanol 100% a partir do milho. A indústria iniciou as operações em Lucas do Rio Verde no ano de 2017.

A necessidade do setor privado para o desenvolvimento do município e o foco para o crescimento sustentável também foram destaques na fala do prefeito Miguel Vaz. “Queremos continuar desenvolvendo Lucas do Rio Verde, focando na sustentabilidade, além de prezar pela qualidade de vida de todos que aqui vivem”, finalizou.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE GABINETE

15/04/2024 15:15

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental