SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

26/01/2022 12:56:19
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=9716

Prefeitura inicia cadastros para castração de cães e gatos em Lucas do Rio Verde

Estrutura finalizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi apresenta para autoridades
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
29/12/2021 12:40:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, finalizou as instalações da Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC) – Container de  Castração e, com isso, deu início nos cadastros para solicitação de castração dos animais. A solicitação do procedimento deve ser feita exclusivamente no site da Prefeitura.

As instalações foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (29), com a presença de autoridades do município, como o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o vereador Wlad Mesquita, representando a Câmara Municipal, Thaiana Rezende Bertoldo, representando a Alpatas, além da imprensa, servidores municipais e representantes de entidades. 

De acordo com a pasta, a grande população de animais de rua é um problema de saúde pública e, mesmo que o abandono seja crime, a prática, assim como maus-tratos, ainda é muito comum. Para evitar o agravamento destes problemas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início ao Programa de Castração, com a intenção de controle de natalidade de cães e gatos (Lei nº 2540/2016). 

O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas), através de Termo de Fomento (Lei nº 3.258/2021) e Termo de Cessão (Lei nº 3.273/2021).  

“Essa já é uma reivindicação de longa data e, através das campanhas de vacinação, conseguimos acompanhar o crescimento da população de animais no município. Só temos a agradecer a Alpatas, que irá ajudar e muito o poder público com essa grande necessidade”, celebrou Marcio Pandolfi.

“Foi um processo bem longo, estamos trabalhando desde o início do ano, tivemos idas e vindas de documentos, atraso nas licitações por parte das empresas, que ficaram sem alguns equipamentos por conta da pandemia, mas deu tudo certo no final”, explicou Suzana Romancini.

O projeto de castração de cães e gatos atenderá, inicialmente, proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Alpatas.

Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone.

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar. 

“Esse é um trabalho de várias mãos, agradecemos todos os envolvidos na causa animal e as pessoas que estão voltadas à causa, pessoas guerreiras, por isso trabalhamos na criação dessas políticas públicas, como é o caso da entrega desse espaço, tão esperado por todos”, disse o vereador Wlad. 

Através da castração, uma série de problemáticas causadas pelo descontrole populacional de cães e gatos do nosso município será evitada, promovendo maior bem-estar aos animais e à população.

As obrigações do tutor do animal para realização da cirurgia e demais orientações estão disponíveis no Site da Prefeitura. Os documentos obrigatórios para apresentação no dia do agendamento são RG / CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, registro do Cadastro Único (CadÚnico). 

O container está localizado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, ao lado da Alpatas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99255-9604. 

COMO FAZER O CADASTRO

No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site "UPC - Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos".  

Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.

Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.

Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAÚDE

Mais em Lucas do Rio Verde


26/01/2022 09:55:00

Convênio garante investimentos para agricultura familiar em Lucas do Rio Verde

Recursos serão viabilizados pela Prefeitura e por meio de duodécimo parlamentar


20/01/2022 13:00:00

Gatinha ‘Amorosa’ é a primeira a passar por cirurgia na Unidade Permanente de Castração

Animal está em recuperação e ficará disponível para adoção na Alpatas


17/01/2022 15:00:00

Horto Municipal abriga estudo com clonagem de banana para agricultura familiar

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Empaer conduzem avaliação em parceira


14/01/2022 17:40:00

Prefeitura alerta moradores para limpeza de terrenos em Lucas do Rio Verde

Objetivo é evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos e que os locais sirvam de esconderijo para criminosos


03/01/2022 12:40:00

Cadastros para castração devem ter documentos anexados para validação, ressalta secretaria

Quem já se cadastrou tem até 16 de janeiro para enviar documentação pelo site


13/12/2021 16:30:00

Audiência Pública esclarece Relatório de Impacto Ambiental da ferrovia

Ato solene aconteceu na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (13)


10/12/2021 12:10:00

Com investimento de mais de R$ 5 milhões, Lucas do Rio Verde conta com novos veículos na frota municipal

Ato solene marcou a entrega nesta sexta-feira (10)


09/12/2021 16:50:00

Município discute incluir agricultura familiar no consórcio Cidesa

Objetivo é integrar produtores para melhorar processos em cada cultura


09/12/2021 13:20:00

Secretaria começa a recolher veículos abandonados das ruas de Lucas do Rio Verde

Ação com apoio da Guarda Municipal apreendeu dois carros nesta quarta-feira (08)


09/12/2021 10:40:00

Licenciamento ambiental tem novas atividades atribuídas e aumento da capacidade produtiva

Atualização se deu por uma nova resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente


08/12/2021 14:40:00

Audiência pública sobre a ferrovia acontece na próxima segunda-feira (13)

Público geral pode participar de maneira on-line ou presencial