SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

29/05/2024 07:02:39
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=11318

Botão do Pânico ajuda a salvar vidas de mulheres em Lucas do Rio Verde

Aplicativo é parte do trabalho de combate à violência de gênero pela rede de apoio e enfrentamento
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
08/03/2023 07:50

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Demorou cerca de sete anos para que Simone* conseguisse tomar coragem para denunciar seu agressor, enfrentando ao longo desse tempo um relacionamento abusivo. Graças ao Botão do Pânico, recurso garantido pela Prefeitura em 2022, que funciona por meio de um aplicativo, ela teve sua vida salva no momento que mais precisava e aquele que a ameaçava foi detido pelas autoridades. 

“Eu largava dele e ele não largava de mim. Registrei boletim de ocorrência, que ele estava me agredindo com palavras, com ofensas, injúria e difamação. Me mandaram instalar o Botão do Pânico. Depois de um mês ele voltou, quando apertei o aplicativo e não deu nem dez minutos já encostou a viatura. Se não tivesse chegado, poderia acontecer algo pior”, descreve a mulher sobre os abusos psicológicos e o momento em que seu agressor foi preso. 

A história desta mulher é, infelizmente, similar à de muitas outras mulheres, mas foi a coragem para denunciar e a busca por apoio para enfrentar a violência que fizeram a realidade por ela enfrentada ser diferente - e não ter um possível desfecho trágico. 

Além do Botão do Pânico para mulheres com medida protetiva, são grandes os esforços da gestão municipal para apoiar o trabalho das forças de segurança no combate à violência de gênero, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Assistência Social. 

Entre as medidas fomentadas pelo Município, a construção do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher é uma delas. Inaugurado em 2021, o espaço alocado à Delegacia da Polícia Civil foi criado especialmente para acolher, de forma humanizada, mulheres vítimas de violência, com apoio psicológico e de assistência social às vítimas. 

“Ele era muito agressivo com palavras, me xingava, ameaçava de morte. Eu denunciava e ele vinha aqui bêbado, querendo quebrar tudo. Se eu falava para ele ‘eu não quero mais’, ele vinha aqui querendo quebrar tudo. Entrava, invadia minha casa para me agredir. Eu ficava em pânico, era oprimida. Ele não queria que eu saísse na rua”, expõe a vítima, sobre os abusos sofridos.  

Outra ação complementar a esse trabalho foi a aquisição de uma viatura da Guarda Civil Municipal exclusiva para o atendimento dessas ocorrências, caracterizada com o selo do projeto Patrulha Maria da Penha. Atualmente, 107 mulheres com medida protetiva estão sendo acompanhadas pela Guarda por meio do Botão do Pânico e, no ano passado, foram 11 acionamentos. 

“Muitas vezes elas acham que não é necessário, que está tudo tranquilo e a situação não é tão grave assim. O aplicativo é uma ferramenta de muita agilidade para conseguirmos atender com rapidez, pela localização, que mostra onde aquela vítima está na hora do acionamento. As mulheres podem se sentir abraçadas e devem denunciar, procurar essa rede de apoio”, contou uma das agentes à frente do atendimento do aplicativo, Guarda Municipal, Tatiane Bento. 

Em 2022, foram registradas 101 mortes violentas de mulheres no estado de Mato Grosso, uma delas em Lucas do Rio Verde, conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

A delegada de polícia do município, Ana Terra, reforça que a violência contra a mulher pode ocorrer de diversas maneiras e não apenas com agressão física, mas também psicológica, moral, sexual e patrimonial. 

“Na maioria das vezes, o ciclo da violência doméstica dura anos e vários términos, até que seja possível confirmar que existia aquele ciclo. Os homens que tendem a manter um relacionamento abusivo constroem uma autoimagem de parceiro perfeito, de pai perfeito, e dificultam essa revelação pela mulher. Eles oscilam entre situações de ameaça, xingamento, para uma de perfeição, companheirismo, e isso acaba fazendo com que a mulher fique com dúvida se ela vive ou não um relacionamento abusivo”, esclareceu a delegada. 

Pela Secretaria de Assistência Social, as estruturas do Cras e Creas também estão à disposição, ofertando, inclusive, cursos de formação e capacitação, como uma forma de incentivo às vítimas que sofrem também por conta de dependência financeira. 

Denuncie a violência

O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.

*Nome fictício adotado para preservar a vítima. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/05/2024 14:28

Cartões do Programa SER Família serão entregues nesta sexta-feira (17)

Beneficiados de Lucas do Rio Verde devem comparecer no auditório do Paço Municipal das 9h30 às 12h; confira lista


15/05/2024 17:22

Município entrega projetos arquitetônicos aos beneficiários do Habitacional Sonho Meu

Após retirada desses documentos, beneficiários dos lotes poderão iniciar a construção da moradia


10/05/2024 12:16

Assistência Social: Lucas do Rio Verde lidera ranking do IDSUAS em Mato Grosso

Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social foi avaliado entre os 141 municípios do estado


09/05/2024 14:56

Projeto Habitacional Sonho Meu divulga nova data para lista de selecionados

Edital também altera data do início das assinaturas da etapa dos 180 lotes


08/05/2024 09:37

Assistência Social e Senac abrem vagas de cursos gratuitos

As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social


07/05/2024 11:16

Famílias luverdenses recebem produtos alimentícios do “Programa de Aquisição de Alimentos”

Contemplados são assistidos pelo Cras e vivem em extrema vulnerabilidade; foram distribuídos quase 3 mil quilos


07/05/2024 07:59

Boletim informativo sobre Vigilância Socioassistencial pode ser conferido no site da Prefeitura

Os boletins se referem a um processo de monitoramento e acompanhamento das políticas e ações sociais voltadas para a assistência social


06/05/2024 08:51

Três cursos do Ser Família Capacita em Lucas do Rio Verde estão com inscrições abertas

Cursos de Eletricista de Instalações Prediais, Operador de Computador e Assistente Administrativo iniciam dia 14 de maio no Senai


03/05/2024 19:34

Sonho da casa própria: Mais de 100 famílias luverdenses recebem terreno e dão pontapé inicial para construção do "Sonho Meu"

Projeto habitacional faz parte do programa municipal "Ser Luverdense Habitação"


02/05/2024 15:16

Proponentes assinam contratos do Projeto Habitacional Sonho Meu nesta sexta-feira (03)

Assinatura dos lotes será realizada às 15h30 no local das futuras moradias


26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line