SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 14:53:56

Campanha incentiva o combate à violência doméstica em Lucas do Rio Verde

Agosto Lilás será lembrado com ações voltadas para toda sociedade se conscientizar
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
01/08/2022 17:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Com o objetivo de discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas, a Secretaria de Assistência Social e Habitação lança a Campanha Agosto Lilás, através de panfletos, vídeos, palestras e até sessões de cinema na praça em Lucas do Rio Verde. O movimento é liderado pela secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, que lançou a campanha, nesta segunda-feira (01), aos servidores da Prefeitura, com apoio do prefeito Miguel Vaz.

“Em nome da Janice, quero cumprimentar a equipe da Secretaria de Assistência Social pela iniciativa. Interessantes as ações encabeçadas durante todo o mês de agosto para conscientizar a sociedade com relação ao apoio no combate à violência contra a mulher. Isso mostra que estamos no caminho certo com as políticas públicas a favor das mulheres”, frisou o prefeito Miguel Vaz.

Durante coletiva de imprensa, a secretária e primeira-dama, Janice Ribeiro, discorreu sobre a programação para agosto, mês em que foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006), que completa 16 anos no dia 07. “Maria da Penha hoje tem 77 anos e lutou pela sua sobrevivência após viver por muitos anos sofrendo violência doméstica pelo seu ex-marido. Faremos sessões de cinema sobre o tema, com o filme Alice, todo produzido em Lucas do Rio Verde, vamos orientar a população sobre os tipos de violência que assolam a sociedade, palestras de autoestima e muito mais”, discorreu.

Dados do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, instalado dentro da Delegacia da Polícia Civil desde 2021, mostram que, desde setembro do ano passado até o mês de julho de 2022, foram 450 atendimentos, em uma média de 30 a 53 casos nesses meses.

“Percebemos que o Núcleo virou um local de proteção e acolhimento a essas mulheres que, antes, não tinham coragem de denunciar. Os casos sempre existiram, mas não havia um local com toda a estrutura necessária para isso”, completou Janice.

Confira a programação do Agosto Lilás que está anexada na matéria.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo

22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos

21/03/2024 13:39

Divulgada lista dos selecionados para obter CNH Social em Mato Grosso

Luverdenses devem conferir a lista publicada no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania

20/03/2024 07:21

Show Safra 2024: Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será lançada dia 22

Evento apresentará projetos sociais beneficiados por recursos oriundos do Imposto de Renda

19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses

15/03/2024 19:12

Senadora e primeiras-damas defendem penas mais duras para feminicídio e violência doméstica

Assunto foi debatido em audiência pública do Senado em Lucas do Rio Verde

13/03/2024 14:00

Audiência Pública sobre Combate à Violência Doméstica será nesta sexta-feira (15)

Evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Câmara de Vereadores

12/03/2024 15:00

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

11/03/2024 17:05

Prefeitura divulga lista dos inscritos para o Habitacional Sonho Meu

Próximos passos são os períodos de denúncias e visitas das equipes técnicas

11/03/2024 11:09