SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

20/04/2024 03:05:49

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente busca ações para problemas pós-pandemia

Crianças e Adolescentes de Lucas do Rio Verde criam propostas de políticas públicas sobre o tema abordado
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
30/11/2022 09:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Nesta segunda-feira (28), foi realizada a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tratou neste ano a temática “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O objetivo da conferência foi possibilitar um momento especial para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando um espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e/ou nacional.

Participaram do evento 70 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais, representantes do Nuca (Núcleo de Cidadania Adolescente), do Selo Unicef, e de projetos sociais, como o Construtores do Futuro.

Os estudantes Lohan Henrique da Silva Sartori e Maria Eduarda da Silva Cabral Oliveira foram os cerimonialistas e a estudante do 9° ano da Escola Municipal Olavo Bilac, Sofia de Menezes Santos Nascimento, compôs o dispositivo de honra com direito a uso da palavra junto com autoridades do município de Lucas do Rio Verde, sendo o prefeito Miguel Vaz; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro; o defensor público Guilherme Rigon; e a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

A secretária discursou sobre o comprometimento do evento. “Destaco a importância das conferências, que são momentos de conhecimento, discussões e propostas sobre interesses comuns. O objetivo é sempre apresentar ideias, avaliar a situação e contribuir através de reflexões para o bom funcionamento e aplicação das políticas públicas. Já participei de várias conferências e observo que muitas propostas ficam apenas no papel. Assim, desejo que boas ideias sejam construídas, partindo de nosso município”, refletiu Janice Ribeiro.

Uma atividade foi desenvolvida durante a manhã da Conferência, onde foram trabalhados os cinco eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Entre as propostas criadas, um grupo de adolescentes sugeriu a implementação de uma equipe de apoio pedagógico direcionado aos ensinos fundamental e médio no intuito de recuperar e revisar os conteúdos perdidos durante o período pandêmico.

Outra equipe sugeriu promover o trabalho intersetorial entre as unidades escolares no intuito de compartilhar informações e sugerir melhorias.

“A ideia da conferência é que o município tenha boas propostas criadas pelos próprios adolescentes, que beneficiem a sociedade civil, por meio de políticas públicas na garantia de direitos, buscando formas cada vez mais inovadoras para isso”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro.

Na ocasião foram eleitos os delegados da conferência, que têm a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento em questão, tendo conhecimento do tema, objetivando os avanços e os desafios que o município deverá alcançar para o próximo biênio da política de assistência social. Os nomes escolhidos serão encaminhados para a Conferência Estadual, que será realizada de 12 a 14 de julho de 2023, em Cuiabá.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril