SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

20/04/2024 03:05:49
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=10945

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente busca ações para problemas pós-pandemia

Crianças e Adolescentes de Lucas do Rio Verde criam propostas de políticas públicas sobre o tema abordado
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
30/11/2022 09:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta segunda-feira (28), foi realizada a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tratou neste ano a temática “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O objetivo da conferência foi possibilitar um momento especial para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando um espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e/ou nacional.

Participaram do evento 70 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais, representantes do Nuca (Núcleo de Cidadania Adolescente), do Selo Unicef, e de projetos sociais, como o Construtores do Futuro.

Os estudantes Lohan Henrique da Silva Sartori e Maria Eduarda da Silva Cabral Oliveira foram os cerimonialistas e a estudante do 9° ano da Escola Municipal Olavo Bilac, Sofia de Menezes Santos Nascimento, compôs o dispositivo de honra com direito a uso da palavra junto com autoridades do município de Lucas do Rio Verde, sendo o prefeito Miguel Vaz; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro; o defensor público Guilherme Rigon; e a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

A secretária discursou sobre o comprometimento do evento. “Destaco a importância das conferências, que são momentos de conhecimento, discussões e propostas sobre interesses comuns. O objetivo é sempre apresentar ideias, avaliar a situação e contribuir através de reflexões para o bom funcionamento e aplicação das políticas públicas. Já participei de várias conferências e observo que muitas propostas ficam apenas no papel. Assim, desejo que boas ideias sejam construídas, partindo de nosso município”, refletiu Janice Ribeiro.

Uma atividade foi desenvolvida durante a manhã da Conferência, onde foram trabalhados os cinco eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Entre as propostas criadas, um grupo de adolescentes sugeriu a implementação de uma equipe de apoio pedagógico direcionado aos ensinos fundamental e médio no intuito de recuperar e revisar os conteúdos perdidos durante o período pandêmico.

Outra equipe sugeriu promover o trabalho intersetorial entre as unidades escolares no intuito de compartilhar informações e sugerir melhorias.

“A ideia da conferência é que o município tenha boas propostas criadas pelos próprios adolescentes, que beneficiem a sociedade civil, por meio de políticas públicas na garantia de direitos, buscando formas cada vez mais inovadoras para isso”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro.

Na ocasião foram eleitos os delegados da conferência, que têm a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento em questão, tendo conhecimento do tema, objetivando os avanços e os desafios que o município deverá alcançar para o próximo biênio da política de assistência social. Os nomes escolhidos serão encaminhados para a Conferência Estadual, que será realizada de 12 a 14 de julho de 2023, em Cuiabá.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril


19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta


17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura


02/04/2024 11:12

Curso de Organização de Lar segue com inscrições abertas

Matrículas gratuitas devem ser feitas no Cras I e II de Lucas do Rio Verde


01/04/2024 10:08

Comdipi abre Chamamento Público para obrigatoriedade de registro das associações

Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça a importância da regularização cadastral das entidades para continuar os trabalhos sociais com idosos


28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação


26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo


22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos