SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Evento faz parte de programação da Semana do Meio Ambiente
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
14/06/2022 14:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

“A diferença entre remédio e veneno está na dose”. Foi com esta frase que o professor Reginaldo Vicente Ribeiro, doutor em farmacologia de produtos naturais, palestrou sobre plantas medicinais - uso terapêutico e riscos de intoxicação para os idosos assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Cras.

A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Para o professor, trabalhar o assunto com os idosos é importante, já que se trata de um público que tem na cultura a utilização da fitoterapia para o tratamento da saúde. “O objetivo aqui é resgatar um pouco mais do conhecimento que eles já possuem sobre o uso de plantas medicinais e orientá-los da maneira mais adequada de se fazer, os cuidados, mostrar as  possibilidades de intoxicação que as plantas também podem apresentar. Para isso, apresentei as espécies, ouvi as experiências de vida de cada um, compartilhamos informações sobre os usos terapêuticos que as plantas apresentam e o potencial que elas têm para os cuidados de saúde”, resumiu o professor.

Raimundo dos Santos Rocha tem 90 anos e, atento aos ensinamentos, contribuiu com a história de vida. “Fui criado em uma época que os recursos medicinais vinham somente da natureza. Não havia energia elétrica, muitas dificuldades. A falta de informação fez muita gente morrer. Hoje não, temos mais tecnologias, mais conhecimentos, fazendo com que a medicina fitoterápica seja mais reconhecida e com os usos corretos”, explicou Raimundo.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças