SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

28/03/2024 14:29:07

Cultura apresenta novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Nove produtores culturais luverdenses foram escolhidos em assembleia
Por Ascom Prefeitura / Carine Alves
23/09/2022 10:55

(Foto: Ascom Prefeitura / Janderson Kavano)

Na noite desta quinta-feira (22), os produtores culturais do município participaram da escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Nove representantes foram escolhidos em assembleia, realizada no auditório da Prefeitura.

O presidente do Conselho, Júnior Munhoz, deu início ao encontro e agradeceu a presença dos representantes. Logo na sequência, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, destacou a atuação do conselho no município, que é um trabalho voluntário e coletivo.

O papel do Conselho é fundamental para o desenvolvimento da cultura dentro do município. Agradeço a todos que até aqui trabalharam e desenvolveram um trabalho incrível apesar das dificuldades. Agora, nessa nova fase, com essa nova lei e com esse novo regimento interno, a gente pretende dar mais versatilidade, deixar o conselho ainda mais arrojado, mais atuante, com mais representação”, ressaltou a secretária Luciana.

Participando do Conselho pela primeira vez, Iracema Doge será a titular representante da comunidade local. Para ela, é um privilégio poder contribuir com o seu trabalho e representar os mais jovens. “É uma honra poder estar aqui participando desse pleito e prestar mais do meu serviço. Nós já estamos prestando tutoria na parte da literatura, do cosplay, que é uma cultura nova em Lucas do Rio Verde, e queremos trazer ainda mais novidades. É muito importante ter a voz do público mais jovem, que trabalha com isso e às vezes não tem tanta representatividade, e abordar esses temas nas partes públicas e privadas, levando o conhecimento geral dessa cultura para a comunidade”.

Já na área das associações culturais, Solange Mattoso foi escolhida como suplente e representará também as artesãs do município. Ela está lisonjeada em fazer parte do trabalho coletivo. “É muito gratificante poder trabalhar e fazer algo pelo próximo. Estou mais feliz ainda em poder estar aqui depois de tudo que passei. Vou dar o meu máximo para fazer um excelente trabalho e contribuir com melhorias na cultura”.

O objetivo principal do Conselho Municipal de Políticas Culturais é garantir mais representatividade dos diversos setores culturais do município, por isso a importância dos membros serem atuantes na cultura de Lucas do Rio Verde.

A nova composição do conselho faz parte da atualização da Lei nº 3.391/2022, que acrescentou duas vagas, tornando o conselho uma entidade composta por 12 membros, sendo um titular e um suplente para cada segmento. As nove vagas preenchidas são voltadas para sociedade civil organizada e somarão às demais cadeiras já existentes.

Confira os nomes dos novos membros:

Artes visuais: Luiz Valotta (titular) e Weidson Cardoso (suplente)

Artes plásticas: Ley Magalhães (titular) e Lucileni Ribeiro (suplente)

Música: Givanildo Sá (titular) e David Silva (suplente)

Comunidade local: Iracema Dose (titular) – suplente a ser definido pelos membros do Conselho em reunião

Associações culturais: Jorge Sepúlveda (titular) e Solange Mattoso (suplente)

CULTURA E TURISMO

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores

26/03/2024 16:45

Dia do Artesão é celebrado com feira de artesanato especial em Lucas do Rio Verde