SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

05/10/2022 08:16:23
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=cultura-turismo&cod=10470

Debates e lançamentos culturais para o município marcam a segunda edição do Fórum Municipal de Cultura e Turismo

Encontro aconteceu na última semana, no auditório da Prefeitura
Por Ascom Prefeitura / Carine Alves
01/08/2022 09:17

(Foto: Ascom Prefeitura / Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde realizou, na última semana, o II Fórum Municipal de Cultura e Turismo. O evento, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, na sexta-feira (29) e no sábado (30), reuniu artistas, artesãos e produtores culturais da cidade e dos municípios de Itanhangá, Tapurah, Sinop e Sorriso. 

Na abertura do encontro, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância dos debates voltados à cultura no município. “Lucas do Rio Verde recebe um grande fluxo migratório há muitos anos e é importante entender a demanda dos artistas para adequar as políticas públicas necessárias dentro do Plano Municipal de Cultura.”

O evento contou a presença do secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, que apresentou o Plano Estadual de Cultura e discutiu sobre as últimas leis aprovadas. “Durante a pandemia, o setor cultural se fortaleceu. Construímos políticas públicas, tivemos aprovações de leis muito importantes para o desenvolvimento do setor, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, atendendo de forma democrática o país inteiro. Nossos encontros são essenciais para os artistas desconstruírem algumas ideias que nem sempre são certas à respeito da cultura e do turismo, é uma oportunidade das pessoas terem acesso aos recursos e financiamentos estaduais e federais, saber como o Estado tem entregado para a sociedade oportunidade de financiamentos de projetos culturais.”

A programação do primeiro dia se encerrou com a palestra sobre fomento e captação de recursos para a cultura do Estado, com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Alessandra Keiko.

No sábado, o Fórum recebeu o gestor cultural e especialista em Economia e Cidades Criativas, Décio Coutinho, que compartilhou suas experiências e deu uma aula de criatividade para os artistas.

Para a artesã Gilse Lesiuk, que trabalha com artesanato há 20 anos, o evento foi muito produtivo. “Passamos por momentos que deixaram a gente em dúvida em relação à cultura, mas depois de ver todos aqui reunidos com um só objetivo, me faz ter orgulho em fazer parte desse movimento. Assim como a educação e a saúde, a cultura também é um direito do cidadão. A informação que eu adquiri no fórum é fazer com que isso seja valorizado a partir de mim, para que a população tenha acesso a isso e eu possa transmitir de uma maneira qualificada e com mais entendimento.”

No final do evento, foi apresentado o Plano Municipal de Cultura, pela secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, que também aproveitou a ocasião para fazer três lançamentos voltados à cultura do município, para a surpresa dos produtores culturais. O primeiro lançamento foi das redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo, que conta agora com o Facebook “Viva Cultura LRV” e Instagram “@vivavultura.lrv”, onde serão publicadas mais informações sobre os projetos da secretaria, abertura de editais, realização de eventos voltados à cultura, além de mostrar um pouco do trabalho que os artesãos, artistas e produtores culturais luverdenses realizam no município.

O segundo a ser lançado foi o site do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. Agora, os cidadãos podem conhecer a história da cidade, além de fazer um Tour Virtual através do site: http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu/?text=cultura-turismo.

O terceiro e último lançamento foi o que mais emocionou o público: o projeto físico do Centro Cultural de Lucas do Rio Verde. O espaço, com 3.226 metros quadrados de estrutura, será construído na Avenida Beira Mata, próximo ao CTG, e terá o investimento de mais de 10,5 milhões. O Centro Cultural contará com um teatro com mais de 300 lugares, um teatro externo, 12 salas para oficinas, além de espaços alternativos para apresentações. A obra terá duração de 12 a 15 meses e a previsão de entrega é em 2024.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, avaliou o evento e os lançamentos realizados. “O II Fórum Municipal de Cultura e Turismo foi um sucesso. As pessoas saíram daqui recarregadas como artistas, produtores, classe produtiva que somos. É muito importante que a gente passe por esse tipo de formação que provoca e tira a gente da zona de conforto, nos mostrando que estamos no caminho certo, fazendo o que é necessário. O lançamento do projeto físico do Centro Cultural era um sonho e foi muito bem aceito pelos artistas. A gestão Miguel Vaz cumpriu mais uma vez com o que se propôs, com esse compromisso que assumiu junto aos artistas luverdenses e que vai representar um marco histórico na cidade no que se refere à cultura. Gratidão a todos por acreditar na cultura e entender a importância desse espaço de qualidade voltada para o desenvolvimento da arte.”

CULTURA E TURISMO

Mais em Lucas do Rio Verde


04/10/2022 10:55

Você sabia que Francisco Lucas tinha grande influência junto ao Governo do Estado?

O homem que “emprestou” o seu nome à nossa cidade ainda não é tão conhecido pelos luverdenses


03/10/2022 11:37

Espetáculo musical em homenagem ao Luiz Gonzaga reuniu famílias luverdenses

Próximas apresentações serão realizadas nos dias 8 e 22 de outubro, nos bairros do Tessele Junior e Jaime Seiti Fujii


30/09/2022 13:18

Lucas do Rio Verde recebe visita da equipe de Cultura de Tangará da Serra

O objetivo do intercâmbio cultural foi conhecer um pouco das ações e projetos que são realizados no município luverdense


29/09/2022 10:34

Espetáculo musical em homenagem a Luiz Gonzaga acontece neste sábado (1º)

O evento será realizado às 19h, no auditório da Câmara Municipal


26/09/2022 11:21

Você sabia que Francisco Lucas foi um dos maiores comerciantes do Mato Grosso?

No capítulo de hoje vamos conhecer quem foi Francisco Lucas de Barros


25/09/2022 14:00

Casa do Artesão celebra três anos de sede própria

Evento em comemoração foi realizado neste sábado (24)


23/09/2022 16:30

Produtores culturais luverdenses são selecionados no edital Viver Cultura

Quinze propostas culturais do município passaram para a fase de seleção


23/09/2022 10:55

Cultura apresenta novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Nove produtores culturais luverdenses foram escolhidos em assembleia


20/09/2022 14:00

Cultura promove musical em homenagem a Luiz Gonzaga no dia 1º de outubro

O espetáculo será realizado às 19h, no auditório da Câmara Municipal


19/09/2022 15:00

Você sabia que a história territorial de Lucas do Rio Verde remonta ao período do Brasil Império?

Pesquisa sobre os antecedentes históricos do município estão sendo feitas pela Divisão de Patrimônio Histórico de Lucas do Rio Verde


17/09/2022 11:07

Prefeitura e Marinha do Brasil promovem a conscientização ambiental em palestra

Prefeitura e Marinha do Brasil promovem a conscientização ambiental em palestra