SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

28/03/2024 11:52:16

Estudantes podem solicitar ou renovar passe livre do transporte público para novo ano letivo

Benefício é concedido também a idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
17/01/2023 09:10

(Foto: Ascom Prefeitura/ Janderson Kavano)

Os estudantes de Lucas do Rio Verde já podem solicitar o cartão do projeto Passe Livre ou realizar a renovação para o novo ano letivo, por meio da concessionária do transporte público do Município, Viação Lucas. Ambos os serviços ficam à disposição da população durante todo o ano, sem prazo para realização.

Além dos estudantes regulares da rede municipal, estadual e privada, podem acessar o benefício alunos das oficinas culturais, estudantes universitários e de cursos profissionalizantes, atletas das escolinhas esportivas, participantes de projetos sociais, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência (PcD) e acompanhantes.

Conforme o último balanço da concessionária, realizado em dezembro, o projeto de Passe Livre da gestão já contabilizava 775 estudantes atendidos. A iniciativa entrou em vigor em julho do ano passado.

Para novos cadastros, os documentos necessários são: RG ou Certidão de Nascimento, declaração escolar emitida em 2023, taxa única de emissão do cartão de R$ 10.

Para realizar a renovação cadastral não é preciso pagar nenhuma taxa, apenas levar o cartão já emitido junto aos documentos.

A renovação do cartão de Passe Livre pelos estudantes já cadastrados é necessária a cada ano letivo, com o atestado de matrícula atualizado do ano vigente.

Como funciona o programa

Com o programa municipal, os estudantes têm isenção de 100% no valor da passagem, atendendo uma solicitação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (Comjuve).

Para ter acesso ao benefício, os interessados devem solicitar o Cartão Gratuidade na concessionária do transporte coletivo mediante a apresentação de documentos, conforme o Decreto nº 5.993/2022.

A relação de documentos necessários para solicitar o Cartão Gratuidade na concessionária e a regulamentação do Programa Passe Livre estão disponíveis no site: http://leismunicipa.is/yjzrn

Concessionária

A Viação Lucas está localizada na Avenida Anel Viário, nº 3.145 S, próximo ao bairro Parque das Américas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h15 às 17h30. SAC Sistema de Atendimento ao Cliente: (65) 3549-1172 e (65) 99245-3403. Site: http://www.viacaolucas.com.br/.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE EDUCAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA

26/03/2024 11:30

Lucas do Rio Verde participa de evento sobre Cidades Inteligentes

Mais de 17 mil pessoas passaram pela 5ª edição da Smart City Expo