SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

19/04/2024 20:45:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=desenvolvimento-economico-planejamento-e-cidade&cod=11591

Prefeitura de Lucas do Rio Verde instaura processo de Regularização Fundiária Urbana no Colina Verde

Momento histórico era aguardado pelos moradores do Recanto dos Macucos há 20 anos
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos e Patrícia Kluge Marchi
10/05/2023 14:47

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo e Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde assinou o Decreto nº 6.328/2023, de instauração do processo de Regularização Fundiária Urbana na modalidade REURB-S (interesse social) e REURB-E (interesse específico) no Núcleo Urbano Informal Consolidado Colina Verde, antigo Recanto dos Macucos. O ato, aguardado há mais de 20 anos pelos moradores, simboliza a garantia de organização territorial e a entrega de infraestrutura urbana para a região.

A solenidade contou a presença do prefeito Miguel Vaz, procuradoria municipal, secretários, vereadores, representantes do Judiciário, de entidades e instituições, moradores da região entre outras autoridades.

O prefeito Miguel Vaz, em seu discurso, disse que o sentimento é de dever cumprido. “Dever de assumir na minha missão enquanto prefeito de regularizar e entregar dignidade aos moradores do Recanto dos Macucos. Havia uma ação civil pública que impedia o Poder Executivo de fazer qualquer prestação de serviço, inclusive de infraestrutura. As crianças precisavam do transporte público e tinham que caminhar, muitas vezes, até mais que um quilômetro. Isso me chamou muita atenção porque é uma condição muito desigual para essas pessoas que viviam aqui. Enxergamos o problema e conseguimos construir uma solução com o Ministério Público, Judiciário, com a Procuradoria Municipal, seguindo os critérios legais. É trazer a essa comunidade a infraestrutura necessária para promover qualidade de vida”, detalhou.

O presidente da associação de moradores da comunidade, Roberto Pereira, se diz emocionado com esse momento. “Primeiro lugar eu quero agradecer a Deus. Por essa batalha conseguida e agradecer as pessoas que nos apoiaram até aqui. Hoje é o que podemos falar que essa terra é nossa, que nós é quem compramos. Me sinto valorizado em realizar esse sonho. E o Poder Executivo e Judiciário pode confiar que vamos continuar cuidando do nosso lugar, preservando esse nosso bem, conforme pedido”, agradeceu Roberto Pereira.

A regularização acontece a partir do entendimento do Ministério Público em relação a Lei de Regularização Fundiária Urbana n° 13.465, de 2017. A legislação prevê a aplicação dos instrumentos de REURB-S e REURB-E, de forma mesclada, de acordo com cada situação dos moradores da comunidade. A procuradora municipal da Prefeitura, Derlise  Marchiori, explica os próximos passos.
“A partir de agora que assinamos o decreto, faremos as visitas in loco, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, as pessoas interessadas pelo processo de regularização poderão levar os documentos até a Prefeitura, que serão analisados e depois, a etapa de titulação, sendo feito pelo cartório. Neste processo, pedimos paciência por ser um pouco demorado. Para mais celeridade, pedimos que os moradores levem, quanto mais breve, os documentos para análise, quando for solicitado”, explica Derlise Marchiori.

O Macuco está em uma Área de Preservação Permanente (APP). Além disso, o local foi loteado de forma irregular, resultando uma série de dificuldades, apontadas em Ação Civil Pública que está em tramitação desde 2008.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde contratou um estudo que apontou que as melhorias e obras de infraestrutura no local podem acontecer sem a degradação ambiental. Conforme o planejamento da administração, com a regularização, o Município deve implantar aproximadamente 6 km de vias públicas.

O processo foi instaurado a partir do Requerimento de Regularização Fundiária Urbana, protocolado em fevereiro pela Associação dos Moradores do Setor Treze/Colina Verde, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Além do Decreto, a Gestão Municipal assinou a Ordem de Serviço para início das manutenções nas estradas que atendem a região. Ao termino do ato, o maquinário da Prefeitura de Lucas do Rio Verde começou os trabalhos de cascalhamento e patrolamento no núcleo Colina Verde. 


 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano


12/04/2024 13:22

Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Fecomércio-MT lançam programa "Senac + Oportunidades"

Serviços odontológicos e de saúde da mulher serão ofertados aos luverdenses


12/04/2024 10:24

Lucas do Rio Verde é campeã estadual do "Prêmio Cidade Empreendedora 2024" do Sebrae

Prefeitura também ficou com a 3ª colocação na categoria "Sala do Empreendedor" 2024


05/04/2024 18:35

Audiência pública debate as quedas de energia em Lucas do Rio Verde

Promovido pela ALMT, o encontro foi realizado na noite desta quinta-feira


05/04/2024 12:50

Programa "Chamada de Impacto" impulsiona empreendedorismo em Lucas do Rio Verde

Evento de abertura está marcado para o dia 15 de abril e as inscrições estão abertas


04/04/2024 14:34

LDO 2025: audiência pública acontece no dia 25 de abril

População poderá participar de forma presencial e on-line


04/04/2024 07:36

Qualifica Lucas oferece 6 cursos gratuitos para os luverdenses

Inscrições iniciam no dia 8 de abril e o início das aulas está previsto para o próximo dia 15


03/04/2024 09:36

MEIs devem apresentar declaração anual até 31 de maio

O documento deve informar todas as vendas e prestações de serviços realizadas em 2023


28/03/2024 14:00

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual


26/03/2024 11:30

Lucas do Rio Verde participa de evento sobre Cidades Inteligentes

Mais de 17 mil pessoas passaram pela 5ª edição da Smart City Expo


22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores