SECRETARIA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

29/03/2024 07:04:47
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=governo-e-administracao&cod=11389

Pacto pela inovação é firmado durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

Consultor do projeto, espanhol Josep Piqué, palestrou sobre inovação no evento
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
22/03/2023 11:10

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O primeiro dia de Show Safra teve o lançamento do pacto pela inovação em Lucas do Rio Verde, projeto voltado para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, apoiado pela Prefeitura e outras diversas instituições e empresas do município. A feira segue até a sexta-feira (24). 

A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da Fundação Rio Verde, na noite desta terça-feira (21), e teve a presença de autoridades, como o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o prefeito Miguel Vaz, secretários municipais, vereadores e demais autoridades. 

“É um momento marcante para Lucas do Rio Verde, pois agora temos outra visão de futuro e inovação, de ser um projeto da sociedade, construído por todos. Desta forma, será construída a nossa cidade inovadora, inteligente e que vai proporcionar mais competitividade e qualidade de vida”, disse o prefeito Miguel. 

Para construir uma cidade inovadora, os pilares que constituem o pacto pela inovação são a união entre o poder público, a sociedade civil organizada, universidades e instituições, além da iniciativa privada. 

“Temos a missão de, em 10 anos, ser referência em green economy, que é uma economia verde. Temos muita coisa feita para esse rumo aqui na cidade e, enquanto poder público, o maior desafio é ser exemplo e dar condições para que as pessoas desenvolvam essa visão de futuro, e hoje demos esse passo”, celebrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto. 

Durante o evento, o consultor pelo pacto da inovação em Lucas do Rio Verde, Josep Miquel Piqué, palestrou sobre o que é inovação e quais serão os caminhos percorridos a partir de agora para implantá-la no município. 

Josep Miquel Piqué é engenheiro de telecomunicações, formado pela La Salle e Universidade Politécnica da Catalunha, mestre pela Esade e doutor em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull. 

É consultor da direção geral da Política Regional e Urbana (DG Regio) da Comissão Europeia e membro da equipe de especialistas em Políticas de Inovação e Competitividade, da Comissão das Nações Unidas para a Europa (Unece). 

“Os pactos de inovação são mecanismos que temos para articular que o poder público, universidades e empresas trabalhem juntos, que cresçam com sustentabilidade, prosperidade. O pacto é a articulação entre esses agentes, um mecanismo para visão de futuro, para poder desenvolver um grande projeto a médio e longo prazo”, explicou o especialista em inovação. 

Apoiam o projeto a Aliança de Inovação do Cerrado (AIC), além da Prefeitura do Lucas do Rio Verde, a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial (Acilve), CDL, Sebrae, Sicredi, Unilasalle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Seciteci, Senai, Sicoob, Sicredi, OAB Lucas, Sindicato Rural, Fundação Rio Verde e mais de 80 empresas da iniciativa privada.

No ano passado, a aprovação da Lei Municipal nº 3.457/2022 regulamentou o incentivo e apoio a inovação e tecnologia em Lucas do Rio Verde. Ainda na cerimônia desta terça-feira, o prefeito Miguel Vaz sancionou outros três decretos relacionados a inovação, sendo: nº 6.277, nº 6.279, nº 6.278.  

ACESSE A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO. 

Programação da Prefeitura na feira 

Na sexta-feira (24), às 8h, o lançamento do projeto Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar será a atração do estande do Executivo. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Rio Verde, Prefeitura, Embrapa e Empaer, para desenvolver e aprimorar a fruticultura, cafeicultura, olericultura e o Sistema Agroflorestal (SAF), trabalhando temas como: irrigação de baixo custo, mecanização e bioinsumos. 

O projeto será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Fundação Rio Verde de pesquisa, e serão realizados, durante o ano, dias de campo para que o agricultor familiar participe do manejo e preparação do solo.

O lançamento oficial da Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será realizado durante o Show Safra, na sexta-feira, às 15h30, e contará com autoridades locais, equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Associação dos Contabilistas de Lucas do Rio Verde e outros.
 

Confira a programação completa do Show Safra. https://www.showsafra.com.br/

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE EDUCAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação


28/03/2024 10:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados


26/03/2024 11:20

Prefeitura divulga resultado preliminar do Seletivo Emergencial da Educação

Prazo para recurso administrativo termina nesta terça-feira (26)


25/03/2024 11:15

Inscrições do Seletivo da Saúde, Educação e Administrativo terminam terça-feira (26)

Interessados devem acessar o site do Instituto Selecon


25/03/2024 08:59

Novas oportunidades de licitação estão disponíveis no site da Prefeitura

Informações e dúvidas podem ser sanadas com o Departamento de Licitações e Contratos


20/03/2024 16:28

Ex-Senador Gilberto Goellner recebe mérito O Semeador durante Show Safra

Homenagem é feita ao longo de 15 edições durante a feira


18/03/2024 21:22

Abertura do Show Safra 2024 conta com lançamentos e inovação

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro terá exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e mais de 475 expositores


18/03/2024 16:43

Histórico: assinada a ordem de serviço para duplicação da BR-163 até Lucas do Rio Verde

Prazo para conclusão da obra é de dois anos


18/03/2024 08:11

Prefeitura divulga novas oportunidades de licitações

Informações e dúvidas podem ser sanadas com o Departamento de Licitações e Contratos


15/03/2024 16:00

Prefeitura retifica edital do Concurso Público nº 01/2024

Inscrições seguem abertas até o dia 04 de abril


15/03/2024 12:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde é presença confirmada no Show Safra 2024

No stand, cada participante da feira conhecerá um pouco mais sobre o Município