SECRETARIA DE SAÚDE

Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
30/09/2022 09:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Caps)

Setembro Amarelo, o mês que faz alusão à prevenção ao suicídio e valorização da vida foi marcado por ações em Lucas do Rio Verde. Palestras, encontros orientativos, campanhas nas escolas e Grupo de Apoio Psicológico foram alguns dos serviços ofertados aos luverdenses que buscam suporte para cuidar da saúde mental.

Mais de 1.000 pacientes foram atendidos no mês de setembro deste ano, o número já é quase o dobro de 2021, quando foram atendidos 680.

Além das ações orientativas da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) nas escolas e com parceiros da iniciativa privada, as unidades básicas também desenvolveram ações de conscientização e valorização à vida. Nos PSFs foram ofertadas as Salas de Espera, momento em que um profissional da equipe multidisciplinar da unidade fala aos pacientes que aguardam por atendimento. Neste mês, as Salas de Espera tiveram a temática especialmente voltada para o Setembro Amarelo.

Para a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, ações que estabeleçam um maior cuidado das pessoas são necessárias. “É importante alertar e sensibilizar o amor à vida, o fortalecimento dos laços afetivos entre ambientes familiares, escolares e de trabalho, com o cuidado solidário entre todos, notadamente aos idosos mais solitários e aos jovens mais isolados e em situações de vida menos feliz e menos exitosas”, afirma a secretária.

A iniciativa visou conscientizar sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida, um tema ainda considerado tabu na sociedade, mas um problema de saúde pública que tem crescido de forma alarmante em todo o mundo.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Ana Paula Enzweiler, o trabalho desenvolvido no município é positivo. “Avalio de uma forma extremamente positiva, até porque nas palestras os usuários interagiram bem com a equipe, apesar de ser um tema complexo para ser compreendido. Sabemos que o tema Setembro Amarelo tem muitos mitos e conseguimos sanar muitas dúvidas, muitos foram acolhidos no Caps e conseguiram entender como funciona o nosso fluxo que é porta aberta”, explica.

Onde buscar ajuda?

Ainda que as ações alusivas ao mês estejam chegando ao fim, a Secretaria de Saúde destaca a importância de as pessoas olharem com seriedade para a saúde mental. Para isso, Lucas do Rio Verde oferece uma rede de assistência aos cidadãos, com cobertura do SUS em diversas unidades.

Para casos de urgência e emergência, das 6h à meia-noite, é possível procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM). Na madrugada, até as 6h da manhã, o atendimento emergencial deve ser feito no Hospital São Lucas.

Em casos eletivos, com serviços agendados, as pessoas devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento médico. A partir dali, cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).

Além disso, o CAPS também atende livre demanda de casos graves e moderados, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 11h, na sexta-feira.

Para uma escuta qualificada, disque 188 (ligação gratuita no Estado), canal de apoio disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30

16/04/2024 16:49