SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

23/04/2024 11:53:34

Secretaria de Segurança Pública faz balanço das ações realizadas em 2022

Implantação das lombadas e capacitação da GCM foram destaques no ano
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter e Carine Alves
30/12/2022 10:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde avançou na área da segurança pública em 2022. Entre os destaques deste ano estão a implantação das lombadas eletrônicas e o treinamento da Guarda Civil Municipal.

Através das lombadas eletrônicas, que foram instaladas no mês de fevereiro, a Secretaria de Segurança Pública registrou neste ano um total de 21.620 notificações, sendo 1.762 feitas manualmente.

Em 2022, a GCM atendeu 4.387 ocorrências, 83 a mais do que o registrado de janeiro a dezembro do ano passado, quando foram 4.304. Entre os principais atendimentos deste ano estão os registros de acidentes de trânsito, que somaram 590 casos, além de outras solicitações como reclamações de som alto (1.673), denúncias de estacionamento (520), brigas (52), entre outras.

Entre maio e julho, os agentes da Guarda Civil Municipal passaram por uma capacitação na cidade de Cotia (SP), que faz parte do processo de armamento da guarnição. Foram cerca de 200 horas de treinamento em armamento e tiro, defesa pessoal, escolta VIP, abordagem pessoal, direção defensiva, técnicas de tiro defensivo, Direito (aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada), avaliação teórica e avaliação prática.

“Toda a guarnição foi qualificada e capacitada por uma equipe de renome nacional, em busca do conhecimento técnico para o município. Além disso, todos os servidores que trabalham internamente na Secretaria de Segurança também foram capacitados na questão de defesa civil. Os armamentos para uso da GCM foram adquiridos pela prefeitura, já estamos com todos os registros e a expectativa é que no primeiro semestre de 2023 a Guarda esteja toda armada”, explicou o secretário de Segurança Pública, coronel Cunha.

A GCM recebeu três novas viaturas no início de 2022, sendo uma delas destinada para Patrulha Maria da Penha, além da sanção do novo estatuto. Para auxiliar ainda mais na segurança, o Município recebeu 128 novas câmeras de monitoramento, que foram instaladas em 60 pontos da cidade.

Neste ano, a segurança pública de Lucas do Rio Verde contou ainda com a articulação e estratégia do GGI, o Gabinete de Ação Integrada, que reúne autoridades e lideranças para intensificar ainda mais as ações policiais no município. As reuniões do Conseg, Conselho Municipal de Segurança, também renderam bons frutos durante o ano, como o debate e destinação de recursos por meio do conselho para implantação da cavalaria da PM.

Além disso, a prefeitura lançou o aplicativo Botão do Pânico, mecanismo oferecido às mulheres com medida protetiva para acionar as forças de segurança do município sobre a proximidade do agressor.

O secretário de Segurança Pública ressaltou também a importância da integração entre as forças de segurança que atuam no município. “A minha missão é termos uma segurança pública de qualidade e nós procuramos trabalhar de maneira integrada com toda a sociedade. O nosso trabalho não para, dia após dia buscamos aperfeiçoá-lo para que possamos realmente atingir o nosso objetivo, que é servir de exemplo para o estado”, declarou Cunha.

Durante o ano também foram realizadas campanhas educativas no trânsito, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, além de palestras que a Guarda realizou nas escolas e empresas privadas.

“Estamos trabalhando de maneira técnica, com estatísticas, e avançando a passos largos, isso tudo da gestão do nosso prefeito Miguel Vaz, que não mede esforços na segurança. Agradeço a ele pelo trabalho realizado entre as secretarias e o investimento nas forças de segurança, cada um de nós está trabalhando com o objetivo de termos uma cidade moderna, que possa corresponder aos anseios da sociedade. Agradeço também aos secretários, vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, o sistema prisional através da Polícia Penal e socioeducativo, além do Judiciário e OAB por todo apoio durante o ano de 2022”, agradeceu o secretário.

23/04/2024 10:35

Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde é referência em Mato Grosso

Municípios do estado têm visitado a GCM para conhecerem os trâmites

19/04/2024 07:35