14/12/2024 11:29:41
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=seguranca-publica&cod=11131
(Foto: Reprodução / Ascom Prefeitura:Yuri Cardozo)
Com objetivo de promover uma maior integração entre Município e Estado, o secretário da Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, Cel. Marcos Cunha, junto ao Comandante da Guarda Civil, Jota Lima, visitaram em Cuiabá, nesta quarta-feira (18), as instalações da Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.
Em visita à Polícia Federal, as autoridades trataram sobre o estreitamento de relações institucionais entre segurança pública municipal e federal, para o compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências e tecnologias de interesse público, além da fomentação de cursos de capacitação, especialização e aperfeiçoamento profissional do efetivo Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde.
“Pudemos avaliar a situação do policiamento e a liberação do armamento de fogo para cerca de 40 guardas-civis municipais luverdenses. Os registros estão prontos e a documentação para o porte institucional já foi encaminhado. Agora vamos aguardar a próxima fase para que nos próximos meses teremos uma guarda treinada e armada no nosso município”, afirmou o secretário municipal.
Durante visita à Capital, também se reuniram com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cel Roveri, Secretário Adjunto de Integração Operacional, Cel. Fernando e o Secretário Adjunto, Cel. Heverton Mourett, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, onde houve a oportunidade de observar todo aparelho administrativo da instituição, bem como as necessidades logísticas e operacionais.
Na ocasião, foi discutido sobre o Programa Vigia Mais MT, onde Lucas do Rio Verde receberá mais de 270 câmeras de videomonitoramento, além de outras ações em andamento e previstas à serem realizadas este ano.
“De maneira técnica, esses assuntos foram bem tratados durante duas horas de reunião com as autoridades da segurança estadual. Sem dúvidas, foi uma visita proveitosa e com grandes benefícios a Lucas do Rio Verde”, relata Cunha.