SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

28/05/2024 16:09:35
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=educacao&cod=6662

Educação estuda implantação de um programa de tecnologia para as escolas

O objetivo é instituir a Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional para uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
13/09/2018 14:29

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

Fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Este é o principal objetivo da Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, que está sendo estudada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Comprovadamente, o uso de tecnologias educacionais em sala de aula amplia o conhecimento e atua como facilitador do ensino interdisciplinar e aquisição do conhecimento.

Por isso, a prefeitura está elaborando a Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional – PMCITE, que deve ser implantada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e suas respectivas unidades escolares.

Vale ressaltar que a implantação da política possibilita promover avaliação, planejamento, organização e a formação dos profissionais da educação, bem como o estabelecimento de metodologias e técnicas inovadoras, fomentar ações inovadoras relativas ao uso das tecnologias sociais como estratégias para a formação e implantar modelos de aulas interativas e o uso das Tecnologias Sociais Digitais (TECSDIG).

Para a constituição da política, se faz necessária a elaboração do Programa Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional com Sistema Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologias Educacionais – SIMCITE, que compreende atividades de planejamento, governança, coordenação, organização, operação, formação, controle e supervisão dos recursos de tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação e das escolas. Também deve ser criado um conselho e fundo municipal específicos, fórum técnico pedagógico e Centro Tecnológico Municipal.

“O programa está baseado em três pilares: a política, que inclui o sistema e núcleo de tecnologia; o conceito, que estabelece todas as regras; e o fundo, além da criação do conselho. É nessa política do programa que são definidas todas as regras para que, independente do futuro do governo ou troca de gestor, tenha a continuidade do programa. O legado da Secretaria Municipal de Educação é deixar isso como uma lei para o futuro de Lucas do Rio Verde, isso é um diferencial. E a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) irá colaborar neste processo com a transferência de conhecimento e apoio ao desenvolvimento na inovação voltada para a educação, além da formação docente para recurso autorreplicante, ou seja, futuramente estes professores vão poder ensinar outros e outros”, explica o professor diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e pesquisador na área de Gestão do Conhecimento da UFMT, Einstein Lemos de Aguiar, que tem acompanhado de perto os estudos da secretaria.

De acordo com a secretária de Educação, Cleusa De Marco, a implantação da Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional vai beneficiar os alunos e servidores da rede municipal, cumprindo metas instituídas no Plano Municipal da Educação, Lei n. 2.438/2015. “Ressaltamos a importância de melhorar a qualidade da educação e a necessidade de evoluir e garantir recursos tecnológicos digitais para utilização pedagógica em todas as escolas. Além disso, vamos ampliar os programas de formação continuada, priorizando a qualidade do ensino ofertado, através dos cursos específicos na área de atuação do professor”, destacou.

A proposta inicial da Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e do programa, conselho e fundo municipal foi apresentada na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (12) com a intenção de buscar a participação coletiva, com apoio e sugestões dos vereadores para a construção do programa.

Participaram do encontro, a secretária Cleusa e a equipe da Secretaria de Educação, representante da Procuradoria Municipal, os vereadores Airton Callai, Cristiani Dias, Dirceu Cosma, Fernando Pael, Márcia Pelicioli, Marcos Paulista e Wagner Godoy, e também o professor Einstein, o professor e pesquisador da UFMT, Edvanilton de Lima Oliveira, e o analista de sistemas, Ednei de Souza Monteiro Gaspar.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


28/05/2024 14:35

Espetáculo Circense chega a escolas municipais de Lucas do Rio Verde

Além do município luverdense, o projeto ainda percorrerá as cidades de Sorriso, Nova Mutum, Sinop, Alta Floresta, Matupá, Boa Esperança do Norte e Tapurah


23/05/2024 15:42

Inscrições abertas para cursos de pós-graduação pela UAB/UFR

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80


23/05/2024 08:56

Lucas do Rio Verde ganha 13 medalhas em Campeonato Centro-Oeste Mirim e Petiz

Agora o projeto se prepara para a próxima competição nas Capitais Recife (PE) e Salvador (BA)


22/05/2024 17:03

Programa Educacional de Resistência às drogas forma mais 235 estudantes da rede municipal

Aulas contaram com disciplinas de combate à violência, como identificar drogas e situações de risco


21/05/2024 16:29

Lucas do Rio Verde é o município mais alfabetizado de Mato Grosso, aponta IBGE

Dados do Censo Demográfico 2022 foram publicados na última sexta-feira (17)


20/05/2024 09:09

Seletivo 03/2024 é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Os aprovados devem permanecer atentos às publicações dos Editais de Convocação


11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes

Competição envolveu a rede pública e privada de ensino de Lucas do Rio Verde


11/05/2024 12:39

UAB/UFMT: Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Tutor Presencial para o curso de licenciatura em Geografia

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de maio


09/05/2024 11:40

2ª Mostra Municipal de Foguetes será nesta sexta-feira (10)

Evento da Prefeitura de Lucas do Rio Verde deve reunir aproximadamente 400 alunos


07/05/2024 16:45

UAB/UFMT abre processo seletivo para especializações a distância em Lucas do Rio Verde

Vagas são para Novas Tecnologias e Linguagens no Ensino de Língua e Literatura e Ensino de Matemática


07/05/2024 16:21

Curso superior de Tecnologia em Agrocomputação tem vagas remanescentes disponíveis

UAB/UFMT abre vagas para Lucas do Rio Verde em processo seletivo e inscrições vão até o dia 11 maio