SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

04/04/2026 01:15:43
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=14518

Lucas do Rio Verde sedia encontro estadual e reúne 76 adolescentes de 28 municípios de MT

Programação incluiu oficinas, rodas de conversa e construção de manifesto coletivo voltado às políticas públicas
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
12/02/2026 11:23

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O encontro estadual aconteceu nesta quarta-feira (12), no Paço Municipal da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e realizada pela equipe do Selo Unicef, reuniu 76 adolescentes de 28 municípios de Mato Grosso. A proposta foi dar voz aos adolescentes e fortalecer o protagonismo deles nas políticas públicas.

Durante todo o dia, os jovens estiveram envolvidos em rodas de conversa, oficinas e momentos de construção coletiva, com foco em clima, direitos, educação e participação juvenil.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro falou sobre a importância do encontro para o município e para os jovens. “É um momento de diálogo, onde os municípios se encontram e conversam com os adolescentes. A gente mostra a nossa realidade e também reforça que muito do que construímos depende das nossas atitudes. Estamos felizes por sermos escolhidos para sediar esse encontro e por poder levar daqui ações que possam ser desenvolvidas em prol das nossas crianças e adolescentes.”

O Encontro Estadual faz parte da metodologia do Selo Unicef, que incentiva a participação cidadã como um dos critérios fundamentais para que os municípios avancem na garantia de direitos.

A coordenadora do Selo Unicef em Mato Grosso, Thaisa Scherne, explicou que a participação dos adolescentes é indispensável dentro do programa. “O Selo Unicef apoia os municípios na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Nenhum município recebe o selo sem garantir a participação cidadã e o Nuca é esse espaço onde os adolescentes dialogam, refletem e ajudam a construir políticas públicas junto com a gestão”, ressaltou.

No município, o projeto já desenvolve um trabalho contínuo com os adolescentes, o que contribuiu para que a cidade fosse escolhida como sede.

A mobilizadora do núcleo em Lucas do Rio Verde, Ana Paula, destacou o envolvimento dos jovens nas ações locais. “Lucas foi escolhido porque tem um Nuca atuante, que envolve os adolescentes em propostas relacionadas à saúde, educação e meio ambiente”, destacou.

Ela explica que o núcleo segue um plano anual de atividades, incentivando os adolescentes a participarem de debates, ações nas escolas e na construção de propostas que possam ser encaminhadas ao poder público.

Entre os participantes está o adolescente Júlio Daniel, que faz parte do projeto há quatro anos. Para ele, o projeto representa mudança de vida. “O Nuca transforma vidas, quando você entra e acha que não tem voz ou lugar, ele mostra que você pode ser ouvido e entendido. Ele modifica o jeito de agir e pensar o mundo. Você percebe que é bem-vindo em algum lugar e isso é importante para a sociedade e para a juventude que está se formando.”

Ao final do encontro, os adolescentes construíram um manifesto coletivo com propostas que devem contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude em Mato Grosso.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes


27/03/2026 18:13

Show Safra Mulher 2026: espaço ganha destaque com palestras e troca de conhecimento

Estande voltado às mulheres chega ao segundo ano, reúne participantes e reforça protagonismo feminino no agronegócio



24/03/2026 04:00

Mais 192 apartamentos do Residencial Águas do Cerrado são entregues em Lucas do Rio Verde

Governo do Estado de Mato Grosso também garantiu mais R$ 80 milhões para subsidiar 3.323 moradias em Lucas


23/03/2026 22:13

Show Safra 2026 é oficialmente aberto e destaca Lucas do Rio Verde para o país

Evento reúne autoridades estaduais e nacionais, lideranças do agro e coloca o município como referência em inovação e desenvolvimento


21/03/2026 11:01

Lucas do Rio Verde receberá mutirão da cidadania com serviços gratuitos no dia 23

Ação será realizada pela Setasc 8h às 17h com serviços gratuitos para a população


20/03/2026 09:49

“Estamos realizando o sonho das pessoas e fortalecendo o pertencimento ao município”, afirma Miguel Vaz em marco histórico de 40 mil moradias do SER Família Habitação em Mato Grosso

Resultado apresentado na noite de ontem (19), em Cuiabá, é fruto da parceria entre o Governo de Mato Grosso, Governo Federal e municípios


18/03/2026 07:33

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de massagem com pedras quentes

O curso tem início no dia 23 de março e será ofertado 20 vagas no período vespertino