SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS

03/04/2026 02:33:07
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=infraestrutura-e-obras&cod=13933

Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto de resíduos em Lucas do Rio Verde

Descarte irregular pode causar prejuízos à saúde, danos ambientais e gerar multas aos moradores
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
08/07/2025 10:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde segue empenhada em manter a cidade limpa e bem cuidada a partir dos serviços de coleta de resíduos, realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e da limpeza urbana, realizada  pela Secretaria de Infraestrutura e Obras. Para isso, é necessário que todos os cidadãos luverdenses ajam com responsabilidade no momento de descartar os seus resíduos. 

Além de deixar o município com aspecto descuidado, o descarte irregular e acúmulo de resíduos nas calçadas, terrenos baldios e áreas de preservação podem trazer prejuízos à saúde pública e poluição ambiental. Atitudes como essa podem gerar multas e punições ao contribuinte.

Em diversos pontos da cidade há contentores laranjas e azuis, onde devem ser depositados adequadamente os resíduos úmidos e secos, devidamente separados por cada morador para, posteriormente, serem coletados, tratados e encaminhados para o destino final pelo SAAE. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Anthony de Souza)

Lembre-se

Você deve descartar resíduos úmidos como restos de alimentos, restos de verduras, restos de frutas e outros materiais não recicláveis nos contentores laranjas.

Resíduos secos como papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos e plásticos devem ser descartados nos contentores azuis.

E o entulho? 

É muito comum encontrar entulhos como móveis velhos, podas de árvores, terra e grama em quantidade e madeiras descartados incorretamente ao lado dos contentores, formando uma verdadeira aglomeração de lixo.

Esses resíduos devem ser acondicionados em sacos, sacolas ou caixas de papelão em frente à residência, preferencialmente um dia antes da coleta realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conforme o cronograma.

Já a coleta de grandes quantidades de entulho, restos de construção e podas de árvores, realizadas dentro da propriedade, é de responsabilidade do morador, que deve arcar com a contratação e destinação dos resíduos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)

INFRAESTRUTURA E OBRAS SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/03/2026 10:18

Prefeitura orienta sobre descarte irregular de entulhos em Lucas do Rio Verde

Secretaria de Infraestrutura e Obras reforça responsabilidade compartilhada dos moradores


24/03/2026 15:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde consolida avanço histórico com entrega da MT-338

Nova rodovia pavimentada fortalece logística, impulsiona o agronegócio e eleva a qualidade de vida na região médio-norte de Mato Grosso


24/03/2026 10:07

R$ 80 milhões em investimentos: Estado e Prefeitura firmam convênios para restaurar a MT-449 e pavimentar agroestradas em Lucas do Rio Verde

Parcerias fortalecem a infraestrutura, ampliam a segurança e impulsionam o desenvolvimento do município


04/03/2026 15:04

Mês da Água 2026 promove mobilização ambiental e amplia ações educativas em Lucas do Rio Verde

Com programação ao longo de março, SAAE desenvolve atividades voltadas à conscientização ambiental com apoio de diversas secretarias municipais e da Guarda Civil Municipal


16/01/2026 18:42

Nota de Pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Adriano Luiz da Silva (Toco)

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Adriano Luiz da Silva (Toco)


05/01/2026 08:04

Urso assume Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras em Lucas do Rio Verde

Ato aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), no pátio da pasta


08/10/2025 14:23

SAAE orienta população sobre descarte incorreto de entulhos

Moradores devem ficar atentos ao cronograma de limpeza urbana nos bairros


13/08/2025 18:21

Referência: Município de Sorriso visita Lucas para conhecer modelo de gestão de poda de árvores

Equipe da cidade vizinha realizou visita técnica nesta quinta-feira (13)


31/07/2025 10:54

Obras de pavimentação avançam nos loteamentos Industriais V e VI

O projeto contempla um total de 9,9 km de vias a serem pavimentadas


18/07/2025 12:48

Prefeitura de Lucas do Rio Verde intensifica podas e manejo de árvores para manutenção urbana

10 equipes estão trabalhando no corte de árvores no município


06/07/2025 17:00

Referência no estado: Lucas do Rio Verde avança e atinge 67,8 km de ciclovias e ciclofaixas

Levantamento da malha cicloviária do município foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade