SECRETARIA DE SAÚDE

13/06/2026 19:32:09
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=saude&cod=12979

Saúde orienta sobre uso de cigarros eletrônicos

A Vigilância Sanitária segue notificando os estabelecimentos sobre a nova legislação e orientação para os estabelecimentos locais
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
23/05/2024 09:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Vigilância Sanitária)


Ajustar tamanho da fonte:

Disfarçados por uma infinidade de sabores e aromas, os cigarros eletrônicos dão, à primeira vista, a ideia de serem uma boa alternativa. Principalmente por parecerem, acima de tudo, inofensivos à saúde. Os vaporizadores, como assim também são chamados, ganharam um espaço muito rápido, principalmente entre os mais jovens, reacendendo o debate sobre o tabagismo.

Conversamos com o médico residente em Saúde da Família e Comunidade, Pedro Henrique de Souza Serafin, que reforçou que mesmo há menos tempo no mercado, os cigarros eletrônicos já demonstraram seu potencial para risco de desenvolver doenças pulmonares que podem levar à morte em um curto espaço de tempo e é causada pelas substâncias presentes nos vapes.

“Não podemos pensar só na nicotina, porque já sabemos que ela faz mal, mas dentro dos cigarros eletrônicos tem flavorizantes que dão sabor, que podem ser usados em alguns alimentos, mas nas questões inalatórias não se tem estudos.  Tem também o potencial carcinogênico de provocar câncer, além de alguns como o chumbo, níquel, e para nosso corpo isso é muito ruim”, pontua dr. Pedro Henrique de Souza Serafin, que também faz parte da equipe médica que conduz o grupo de tabagismo.

Serafin pontua algumas das consequências à saúde humana, após o uso dos dispositivos que contêm nicotina em sua composição e que também podem afetar o ambiente no entorno:

•    Aumento do risco de doenças cardíacas;

•    Aumento da probabilidade de desenvolver doenças pulmonares;

•    Exposição de não fumantes à nicotina e a outras substâncias nocivas;

•    Possibilidade de exposição a lesões físicas, como queimaduras causadas por explosões ou mau funcionamento;

•    Exposição acidental de crianças a líquidos SELN, que são venenosos;

Reforçando os cuidados com esses casos, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, orienta o cumprimento da Lei Estadual nº 12.302/2023, que proíbe o uso de cigarros eletrônicos em ambientes públicos, privados e coletivos.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde, o produto pode ser mais prático, ter uma aparência mais tecnológica e atrativa e não causar aquele incômodo do cigarro tradicional, porém, não são seguros, além de possuírem substâncias tóxicas como a nicotina, podendo causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e até câncer.

Enquanto isso a Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde segue notificando os estabelecimentos sobre a nova legislação e orientando até que os responsáveis pelos estabelecimentos locais, que tenham espaço de uso coletivo, informem aos usuários sobre a nova restrição.

A fiscalização consiste na exigência de placas de advertência, ou seja, se o local possui avisos para informar o cidadão sobre a proibição do fumo no local. As placas devem estar em pontos com ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos responsáveis pela Vigilância Sanitária e pela defesa do consumidor.

Qualquer pessoa poderá realizar uma denúncia aos órgãos responsáveis pelo WhatsApp (65) 99226-7392. Nesta semana, o órgão responsável realizou a apreensão de 273 itens utilizados para o consumo do cigarro eletrônico. O caso segue para as medidas administrativas conforme o Código Sanitário Municipal (Lei Complementar 245/2023).

Grupo de Tabagismo

Para participar, o usuário do SUS pode procurar sua unidade de saúde e dar o seu nome. Em seguida, comparecer às sessões, que são realizadas todas as segundas-feiras, das 18h30 às 19h30, durante dois meses. Um novo iniciará para o segundo semestre de 2024.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


01/06/2026 15:55

8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima quinta-feira (11)

O evento tem como objetivo promover o diálogo e o debate, com foco na elaboração de propostas para melhorar o serviço


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


21/05/2026 15:55

Pesquisa: Saúde quer ouvir a população sobre atendimento nas UBSs

O questionário está disponível em todas as unidades. Basta apontar a câmera do celular para o QR Code, acessar o link e responder as questões


15/05/2026 13:59

Saúde Pública de Lucas do Rio Verde é destaque no 3º Congresso do Cosems/MT

O município faturou um primeiro lugar, que garante a participação na etapa nacional, e uma menção honrosa


12/05/2026 16:14

Secretaria de Saúde apresenta nova equipe gestora e balanço de 30 dias

A apresentação tem como objetivo informar a comunidade, quem são os profissionais que estão à frente dos serviços da saúde


11/05/2026 17:08

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta quarta-feira (13)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornarão na quinta-feira (14)