SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

30/04/2024 09:58:19

Construtores do Futuro realiza formatura para mais de 40 alunos em Lucas do Rio Verde

Associação ensina jovens a ter disciplina, ética e cidadania, com atividades no contraturno escolar
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
27/11/2023 15:29

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Os alunos do projeto Construtores do Futuro finalizaram o ano de atividades com a formatura, realizada no último sábado (25), em Lucas do Rio Verde. O evento promoveu a elevação da graduação de 41 cadetes mirins a soldados, sendo 25 deles elevados a monitores e 10 a sargentos.

As atividades contam com ensinamentos que se baseiam em ética e cidadania, onde os jovens participam do projeto no contraturno escolar. A solenidade contou com a presença de autoridades, pais e familiares.

O projeto Construtores do Futuro iniciou em 2015 e é comandado pela Associação dos Construtores do Futuro, formada por membros da sociedade organizada, órgãos de segurança, e de entidades sociais.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, é madrinha do projeto e liderou a iniciativa de implantar o Construtores do Futuro em 2015. “Um projeto que busca levar os ensinamentos de ética, cidadania e educação ambiental aos jovens de nossa cidade, que se encontram em situação de vulnerabilidade. Deixo aqui os meus parabéns aos formandos e agradeço de coração às famílias que apoiam e incentivam seus filhos a serem pessoas melhores”, agradece Janice.

A juíza da 2ª Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde, Helaine Queiroz, conheceu a associação no ano passado e elogiou as ações desenvolvidas. “A Justiça do Trabalho se tornou uma parceira do projeto. Esse ano, nós conseguimos contribuir com uma importância de mais de R$ 240 mil, que ajudou a reformar o prédio e comprar notebooks para as crianças. Justamente porque nós enxergamos, não só no meu caso, na qualidade de magistrada da cidade, mas também cidadã, que o projeto é uma forma de entregar pessoas melhores para a comunidade luverdense. É um projeto muito valioso para a sociedade”, reforçou a magistrada.

Crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, que se encontram em vulnerabilidade social, participam do projeto. A seleção é realizada por meio do Cras, Creas, Casa Lar, Pastoral da Criança, escolas e Conselho Tutelar. Para permanecer no projeto, os adolescentes devem ter notas boas e frequência exemplar na escola, cumprir o regulamento disciplinar, ser comportado e obediente, tratar a todos com respeito e educação.

O atual presidente do projeto, Pedro Góis, avaliou os últimos anos de atuação do Construtores do Futuro. “As graduações elevam o aluno para soldado e sargento. Isso é importante pra eles, pra família, para nós que estamos na frente, que somos um grupo de voluntários que ajudam. É um sentimento de dever cumprido. O projeto começou a andar, começou a dar os seus primeiros passos com muita dificuldade, mas ele foi se desenvolvendo. A razão disso foram pessoas à frente dele, engajadas, comprometidas, querendo bem essas crianças. É um projeto que trabalha no contraturno escolar, então ajuda muito os pais, ao mesmo tempo ajuda muito essas crianças, para terem um momento desse de formatura”, contemplou.

Na ocasião, foi apresentada a nova diretoria, que vai comandar os Construtores do Futuro em 2024. A presidência será da colaboradora Vanessa Pivetta. O advogado Marco Antônio Mendes será o vice-presidente.

Para quem quiser ajudar o projeto, a Associação Construtores do Futuro está localizada na Rua Umuarama, quadra 88-A, no bairro Menino Deus, anexo ao Parque de Exposições de Lucas do Rio Verde. Contato: (65) 9 9638-7514.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line