SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

27/04/2024 03:59:11
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=12705

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
12/03/2024 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Violência doméstica contra a mulher: Feminicídio e os fatos de risco e violência psicológica foi tema de palestra realizada no auditório do Paço Municipal, na tarde desta segunda-feira (11). A ação é uma realização da Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde, por meio do Núcleo de atendimento as vítimas de violência doméstica, com apoio de Assistência Social de Habitação.

O evento contou com a palestra da delegada de polícia do estado de Mato Grosso, que tematizou situações como orientações práticas sobre o atendimento à vítima de violência doméstica, Lei Maria da Penha, o que configura a violência doméstica e familiar contra a mulher, medidas protetivas que a vítima pode requerer liminarmente, entre outros assuntos. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“No mês de março sempre nos preocupamos sobre o que podemos oferecer a mais do que já oferecemos, então nós, enquanto secretaria, nos reunimos com a Rede de Enfrentamento e Combate a Violência Contra a Mulher e felizmente temos uma rede comprometida, fortalecida e participativa com as causas da violência, hoje tivemos uma palestra que nos servirá de auxílio para continuar servindo à população”, explica primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

No encontro também foram abordados assuntos o papel das pessoas para prevenir a violência doméstica. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“É um evento voltado a conscientização, faz parte das ações que o núcleo vem implementando no decorrer de março, mês da mulher. Não podemos trazer números isolados, mas conscientizar o máximo de pessoas, e também dar conhecimento as vítimas que o núcleo em Lucas existe para acolhimento, atendimento, temos toda uma rede integrada e que a mulher pode procurar ajuda”, pontua delegada da Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde, Ana Terra. 

A Delegada Judá Marcondes se mostrou entusiasmada com a cidade e pontuou que muitas mulheres espalhadas em Mato Grosso, ainda não tem conhecimento de ações e as medidas que podem ser um auxílio para identificar o crime. 

“Estou aqui para trazer conhecimento e, entre os fatores que analisamos, observamos que boa parte das mulheres vítimas de feminicídio tinha conhecimento de que elas estavam vivenciando violência dentro de casa, e também sabemos que 80% das mulheres que sofreram violência, nunca pediram medida protetiva e para nós são dados alarmantes. Lucas tem uma inclinação para esse tema e vemos uma primeira-dama atuante, juntamente com a rede de enfrentamento em que a Polícia e Prefeitura buscam o enfrentamento para tal crime”, pontua delegada de polícia do estado de Mato Grosso. 

A delegada do estado também destacou a operação nacional denominada como Átria, que está sendo realizada em Mato Grosso e segue até o dia 29 de março, como foco a busca de suspeitos de feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação, perseguição (stalking), descumprimento de medidas protetivas, entre outros crimes.

Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher

O núcleo foi instalado dentro da delegacia da Polícia Civil com objetivo de atendimento humanizado das mulheres em situação de violência. O espaço conta com psicólogos e demais profissionais capacitados, com sensibilidade para tratar as vítimas de agressões físicas e psicológicas.

Uma das vantagens é a celeridade que o serviço oferece. Através do núcleo, a mulher realiza o Boletim de Ocorrência e logo recebe atendimento psicossocial e jurídico, procedimentos que sem o Núcleo podem demorar alguns dias.

O Núcleo tem a função de proporcionar atendimento interdisciplinar e humanizado às mulheres em situação de violência (doméstica ou não), ambiente acolhedor e confortável, interromper o ciclo da violência, inserir a mulher na rede local, aumentar a sensação de segurança da mulher, proteger a integridade física e psicológica da mulher e de seus filhos.

Denuncie

O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) ou 153 Guarda Civil Municipal

As denúncias também podem ser registradas presencialmente nas delegacias de Mato Grosso ou qualquer delegacia do município em que a vítima mora.

Audiência Pública

No dia 15 de março, às 14h (horário de Mato Grosso), no auditório da Câmara de Vereadores, a população está convidada a participar da audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pela senadora Margareth Buzetti em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em nome da primeira-dama e secretária de Assistência Social Janice Ribeiro e Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, pela presidente da Câmara, Sandra Barzotto.

O tema abordado será “Você não está sozinha. Debatendo o combate à violência doméstica”.  

A audiência pública será transmitida pela TV Senado e contará com demais autoridades nacionais, estaduais e locais. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line


24/04/2024 07:49

Alunos do Nuca e usuários do Cras visitam Cartório Eleitoral

Objetivo é entender o processo democrático e como as eleições funcionam


23/04/2024 07:40

Águas do Cerrado: Departamento de Habitação esclarece dúvidas sobre agendamentos

Edital complementar do Condomínio Águas do Cerrado abre agendamento para inscrições até o dia 28 de abril


22/04/2024 16:34

Comunidades recebem serviços da equipe volante do Cras em abril

Quase 200 pessoas foram beneficiadas com atendimentos da Assistência Social em Itambiquara e Groslândia


19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril


19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta


17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura


02/04/2024 11:12

Curso de Organização de Lar segue com inscrições abertas

Matrículas gratuitas devem ser feitas no Cras I e II de Lucas do Rio Verde