SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

02/05/2024 15:23:36

Cultura promove ‘aulão’ on-line sobre elaboração de projetos culturais

Objetivo é incentivar participação dos produtores culturais locais; videoconferência será nesta sexta-feira (22), às 16h
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
19/04/2022 13:00

Objetivo da aula é incentivar participação em projetos culturais(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)

Para incentivar a difusão das mais variadas frentes de cultura em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Cultura e Turismo promoverá um ‘aulão’ para tratar sobre a elaboração de projetos no setor cultural. A aula será ofertada de forma on-line, nesta sexta-feira (22), às 16h, via videoconferência no Google Meet.

LINK PARA PARTICIPAÇÃO: https://meet.google.com/kwh-bteb-zar

A aula, que será ministrada pela coordenadora de Cultura, Christine Rigo, tem o objetivo de apoiar os produtores culturais do município na estruturação completa de um projeto cultural e vem no momento em que três editais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso estão em aberto. (Confira abaixo mais informações sobre os editais).

Em caso de dúvidas ou informações, os produtores podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (65) 3548-2549 ou ir até a sede da secretaria, localizada na Av. São Paulo, 363 E, bairro Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h.

Editais do Estado em aberto:

Viver Cultura
Para contemplar propostas de variadas áreas artístico-culturais, o edital conta com R$ 10 milhões de investimento. Do mundo das artes, que inclui música, teatro, dança, circo, artes visuais e artesanato, serão 120 projetos selecionados. Também serão atendidas 10 propostas de ações formativas, 15 propostas da cultura da infância ou da pessoa idosa e mais 26 abrangendo circulação, exposições, mostras e festivais.

O ‘Viver Cultura’ selecionará ainda outros 95 projetos de vivências e práticas culturais de povos e comunidades indígenas, ribeirinhas, negras e quilombolas, hip-hop, capoeira, povos ciganos, LGBTQI+ e imigrantes.

Rede Pontos de Cultura - Mato Grosso
Com R$ 2 milhões de investimento, o edital vai selecionar 40 projetos desenvolvidos nos espaços reconhecidos como Pontos de Cultura em Mato Grosso.

O objetivo é impulsionar os locais que funcionam como instrumento de articulação de ações já existentes nas comunidades, e que compõem uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais.

Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura
Em sua segunda edição, o edital disponibiliza R$ 2 milhões que serão investidos na criação e publicação de obras literárias, em formato impresso e digitais e de projetos de fomento à leitura.

Serão selecionados 33 projetos de publicação de obras e 18 de fomento à leitura. E para estimular o surgimento de novos escritores, neste ano o edital contempla ainda mais 22 projetos de incentivo à criação.

CULTURA E TURISMO

29/04/2024 14:50

Luverdenses prestigiam mais uma edição da Mostra de Dança Estilo Livre

Mais de 300 dançarinos do município participaram do evento no Lago Harri Müller