SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

Lucas do Rio Verde sedia 4ª Copa Nortão de Capoeira e alcança pódios

Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
24/07/2023 17:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Lucas do Rio Verde sediou, no último final de semana (22 e 23 de julho), a 4ª edição da Copa Nortão de Capoeira. Os competidores se reuniram no Ginásio de Esportes Nari Pandolfi, em ação realizada pelo Grupo Alcateia, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento contou com a participação de 435 capoeiristas de 23 cidades, 4 estados e 3 países (Espanha, França e Madagascar).

A competição foi dividida em 6 categorias e Lucas do Rio Verde levou o maior número de medalhas e o pódio em duas delas: na Categoria Infantil Mista (10 a 13 anos) e na Categoria Adulto Feminino.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, explica que o Município, ao sediar a competição, fortalece e valoriza a capoeira. “Entendemos que a capoeira precisa se fortalecer cada vez mais no Brasil e esse evento vem se tornando um dos maiores do mundo, isso é muito especial. É importante para o desenvolvimento de qualquer modalidade, em especial essa, que é genuinamente brasileira.”

O Mestrando Anjo agradeceu o apoio ao esporte afro-brasileiro, que mistura arte marcial, dança e música. “Lucas do Rio Verde é na verdade, um exemplo para várias cidades, não só do Mato Grosso, mas também do Brasil. A gente hoje tem um trabalho que desenvolve nas secretarias de Educação, de Cultura e Turismo e de Assistência Social e Habitação. É um exemplo para capoeira no mundo”, definiu.

O prefeito Miguel Vaz reforçou a valorização ao esporte que agrega valores culturais e disciplina. “A capoeira é uma arte que contribui para a formação cultural e disciplinar, principalmente às crianças. É saudável e contagiante. É uma alegria recebê-los aqui na nossa cidade. Quero agradecer a todos que participaram e parabenizar os campeões”, enalteceu Miguel Vaz.

Confira a lista dos campeões da Copa Nortão:

Categoria Infantil Mista (10 a 13 anos)
1º lugar: Floreio (Alcateia Capoeira) - Lucas do Rio Verde
2º lugar: Moana (Ave Branca) - Dom Aquino
3º lugar: Levy (Ave Branca) - Primavera do Leste

Categoria Alunos (Adulto)
1º lugar: Pernada (Alcateia Capoeira) - Alto Paraguai
2º lugar: Joel (Ave Branca) - Primavera do Leste
3º lugar: Caruncho (Alcateia Capoeira) - Alto Paraguai

Categoria Adulto (Feminino)
1° lugar: Baiana (Alcateia Capoeira) - Lucas do Rio Verde
2º lugar: Gaby Flor (Aruandê) - Cuiabá