SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

05/05/2024 03:12:09

Luverdenses prestigiam a grande final do Cantarte 2023

Realizado na Praça da Bíblia, a segunda edição do concurso de canto premiou 36 artistas
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
28/08/2023 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

A Concha Acústica de Lucas do Rio Verde ficou pequena para a grandiosidade das apresentações artísticas da 2ª edição do Concurso de Canto “Cantarte”. Realizado neste fim de semana (26 e 27), o evento reuniu a comunidade luverdense na Praça da Bíblia, para prestigiar a grande final da competição.

As apresentações se iniciaram no sábado (26), com as performances dos 24 candidatos adultos, das categorias Composição Inédita, Gospel, MPB e Sertanejo, que foram acompanhados pela Banda Vokali, selecionada através de edital para ser a banda oficial do concurso, e avaliados pelos jurados convidados dos municípios de Cuiabá, Barra do Bugres, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Quem esteve na praça, se emocionou com as apresentações e elogiou a organização do evento, que não perdeu o brilho nem mesmo após a forte chuva. “Vim no ano passado e gostei muito dessa dinâmica de atividades ao ar livre e quando soube que teria novamente fiz questão de vir. Esses eventos nas praças são muito bacanas, tem espaço de sobra para as famílias ficarem, a gente tem opção de lazer e com show fica melhor ainda”, relatou a moradora do bairro Jardim Amazônia, Lucélia Silva.

Também foi realizado no sábado, a entrega dos lanches da campanha McDia Feliz, além da Feira de Artesanato Itinerante, Feira Gastronômica e vacinação de rotina, gripe e covid-19.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

No domingo (27), foi a vez das crianças e adolescentes, das categorias infantil e juvenil abrilhantarem o evento, que contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro. O gestor municipal parabenizou a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pela realização da atividade e ressaltou a importância de eventos como esse aberto à comunidade.

“Este evento nos emociona. É uma grande oportunidade de mostrar os talentos que nós temos aqui no município que muitas pessoas não conhecem, e é através da Secretaria de Cultura que podemos valorizar esses artistas, tanto os adultos quanto as crianças. Parabenizo a todos pela coragem e participação no concurso”.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a realização de mais uma edição do Cantarte foi um sucesso. “Essa é uma das iniciativas mais aguardadas tanto pela nossa equipe, quando pela comunidade artística, e este ano abrimos também para os adultos participarem. O Cantarte oportuniza palco de qualidade para que as pessoas possam expressar os seus talentos e concorrer a prêmios, isso é muito especial. Agradeço ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, porque esse é um projeto que passa pela gestão do conselho, que acompanha e fiscaliza tudo que acontece nas etapas do projeto. Estamos felizes, satisfeitos porque acompanhamos todas as etapas e vimos o quanto os artistas ficaram felizes com o processo, tanto no atendimento, na consultoria, no trabalho da banda, para chegar a final e fazer um lindo espetáculo”.

A disputa foi acirrada nas seis categorias. Bicampeão do concurso na categoria juvenil, Jeliel Santos ficou emocionado após o resultado. “Estou muito feliz. Esse resultado é fruto de muita oração, humildade, trabalho e esforço. Peguei uma música que eu já me familiarizava, fiz alguns ajustes e melhorei ela pra poder cantar aqui da melhor forma possível. Eu quero ser um cantor, viver da música, é isso que eu nasci pra fazer e que quero para o resto da minha vida”.

Ganhadores da categoria Juvenil (Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Confira o resultado final de cada categoria:

Infantil:

1º lugar – Sara Lopes (R$ 1.400,00)
2º lugar – Joana Ponce e Elizabeth Carvalho (R$ 850,00)
3º lugar – Júlia Rocha (R$ 550,00)

Juvenil:

1º lugar – Jeliel Santos (R$ 1.400,00)
2º lugar – Luíz Otávio (R$ 850,00)
3º lugar – Lívia Marcolan (R$ 550,00)

Composição Inédita:

1º lugar – Daniel Monteiro (R$ 3.200,00)