SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

07/05/2024 12:35:31

Bairros apresentam baixo índice de atendimento aos agentes do IBGE para o Censo 2022

Bandeirantes, Parque das Emas, Amazônia, Alvorada e Menino Deus tem maior taxa de ausentes
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
07/02/2023 09:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)

Diversos bairros de Lucas do Rio Verde ainda apresentam baixo índice de atendimento aos agentes recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para a realização do Censo 2022. É por meio desses indicadores coletados no Censo que é feita a destinação de recursos que garantem melhorias nas políticas públicas de saúde, educação, segurança e demais áreas.

Conforme relatório do IBGE fornecido à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, 83,2% dos domicílios luverdenses já foram recenseados, sendo 13,7% a taxa de ausentes e 3,1% de recusas. Os bairros com maior taxa de ausentes são:

• Bandeirantes
    • Parque das Emas
    • Amazônia
    • Alvorada
    • Menino Deus
    • Jardim Primaveras
    • Centro
    • Rio Verde
    • Jardim das Palmeiras
    • Pioneiro

O trabalho dos recenseadores começou em agosto de 2022 e deve continuar até o final de fevereiro.

“O município, como um ente da federação, participa de tudo que é arrecadado no Brasil de impostos. A União fica com 60% de tudo que é arrecadado, o Estado com cerca de 20%, e o Município com cerca de 14% de toda a arrecadação. Por isso pedimos a população que receba bem os recenseadores do IBGE, assim teremos os recursos que são de direito do nosso município”, salientou o prefeito Miguel Vaz.

Os moradores de Lucas do Rio Verde que ainda não tiveram seus domicílios recenseados contam agora com o Disque-Censo para agendar a visita do recenseador do IBGE. O serviço pelo telefone 137, que em Mato Grosso no final do ano passado nas cidades que estavam com a coleta mais avançada, agora foi ampliado e está disponível nos 141 municípios do estado.

A ligação é gratuita, pode ser feita de qualquer número, fixo ou celular, todos os dias da semana, das 7h às 20h30 (8h até 21h30 horário de Brasília). Com mais de 80% da população estimada recenseada em Mato Grosso, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa, e é um serviço inédito na história dos censos demográficos do IBGE.

A pessoa que ligar para o 137 responderá a alguns questionamentos que visam identificar se realmente nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa. Para isso, o atendente solicita informações como telefone, e-mail, endereço, nome da pessoa e ponto de referência.

Depois, a equipe local do IBGE vai entrar em contato para agendar a coleta dos dados presencialmente. Vale ressaltar também que essa ligação não parte do IBGE e, sim, da população. Ou seja, o IBGE não liga para o informante solicitando as informações sem que este tenha entrado em contato anteriormente com o Disque-Censo.

“Pela facilidade do telefone 137, o morador vai falar com uma pessoa do IBGE e vai repassar as informações para que o recenseador vá até o local para fazer a coleta e recensear o domicílio ”, informou o coordenador do Censo na cidade, Edeilson Silva.

Por que responder ao Censo é importante? O Censo Demográfico 2022 é uma pesquisa que ocorre em todos os municípios do país, com o objetivo de coletar dados que permitem traçar um retrato da população. Com esses dados, é possível criar políticas públicas, assim como desenvolver pesquisas que são fundamentais para o crescimento do país. Responder à pesquisa é obrigatório e os dados têm o sigilo garantido por lei.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

Fotos:

06/05/2024 08:00

Declaração Anual do Simples Nacional deve ser entregue até 31 de maio pelos MEIs

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde oferece apoio aos empreendedores no momento da declaração

26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias

26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais

26/04/2024 11:25