SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

18/05/2024 00:19:09

Inscrições para recenseador do IBGE terminam hoje (19)

Recenseadores são os profissionais que visitarão os domicílios entrevistando seus moradores
Por IBGE
19/03/2021 10:26

(Foto: IBGE)

Os interessados em uma das 3.073 vagas de recenseador em Mato Grosso para trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2021, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (19 de março) no site do Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/concursos/). Em todo o país, serão contratados 181.898 recenseadores.

O candidato deve ter nível fundamental completo. No ato da inscrição, poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará o exame. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e deve ser paga até o dia 22 de março em qualquer banco ou pela internet. A prova será aplicada no dia 25 de abril. Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores.

Como eles são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional deve receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Para estimar a remuneração, basta informar o município e a quplantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho. “Quanto mais domicílios visitar e pessoas entrevistar, maior a remuneração. O recenseador pode trabalhar em qualquer horário, especialmente naqueles em que pode encontrar os moradores em casa, incluindo finais de semana e feriados”, explica o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

Usando o simulador, o candidato pode verificar, por exemplo, que um recenseador que optar por trabalhar em Cuiabá pode receber remuneração mensal média de R$ 1.248,96, cumprindo jornada de 25 horas semanais. Quem trabalhar 40 horas por semana deverá receber por mês, em média, R$ 2.021,80 em Cuiabá, por exemplo, segundo o simulador. Os recenseadores terão direito ainda a férias e 13º salários proporcionais. Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados.

Coleta do Censo 2021 será presencial, por telefone ou internet
Ciente do contexto de pandemia, o diretor adjunto de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, acrescenta que o Instituto está desenvolvendo protocolos que garantam a segurança do recenseador e do morador durante a coleta das informações. Além dos procedimentos de segurança, como uso de máscara, álcool e distanciamento mínimo, o morador terá a opção de responder ao recenseador presencialmente, por telefone ou ainda preencher o questionário pela internet.

“Essas três formas de coleta serão utilizadas durante a operação do Censo 2021. De qualquer forma, o recenseador terá que ir ao domicílio, seja para realizar a entrevista no local, obter o telefone do morador ou fornecer o link e a chave de acesso ao questionário para que o próprio morador preencha o questionário pela internet. O IBGE vai visitar mais de 70 milhões de domicílios. Estamos trabalhando para que a pesquisa que retrata o país seja realizada com segurança para todos”, garante Cimar.

IBGE preparou apostila para ajudar candidatos nos estudos para a prova
Os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada no dia 25 de abril.

“O conteúdo a ser cobrado na prova está detalhado no edital. Disponibilizamos também uma apostila de conhecimentos técnicos, preparada pelo IBGE, para que o candidato obtenha os conhecimentos necessários para responder as questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site do Cebraspe”, afirma o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

Além da prova, os candidatos também receberão um treinamento presencial e a distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento receberão uma ajuda de custo para transporte e alimentação. As contratações ocorrem logo em seguida. O trabalho de campo do Censo começa em agosto.

Inscrição para recenseador: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões