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Prefeitura estuda digitalizar processos de análise e aprovação de projetos arquitetônicos

A ideia é reduzir burocracias e oferecer mais transparência e agilidade aos profissionais de arquitetura, engenharia e edificações
Por Ascom Prefeitura/Lina Obaid
07/07/2021 10:56

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicácio)


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Para facilitar os processos que envolvem a aprovação de projetos arquitetônicos em Lucas do Rio Verde, a Prefeitura resolveu fazer um estudo de caso, que foi iniciado nesta terça-feira (06), no Auditório dos Pioneiros.

O trabalho está sendo aplicado por meio do setor de análise e aprovação de projetos, da Secretaria de Infraestrutura e Obras, em conjunto com o departamento de geotecnologia da Secretaria de Planejamento e Cidade.

A Prefeitura escolheu 10 profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e edificações que mais apresentaram demandas referentes à construção junto ao Município desde o início do ano para fazer parte do estudo, que terá duração de um mês.

Eles receberam instruções de ambientação e acesso ao sistema de georreferenciamento por onde podem ter sua demanda por solicitação de protocolos, uso e ocupação de solo, consulta de imóveis, cadastro imobiliário, entre outros, suprida. 

A plataforma pode ser acessada de computadores, celulares e tablets, com conexão à internet. E assim, o profissional poderá acompanhar todas as solicitações feitas ao Município em tempo real, com prazos, ajustes e devolutivas, por exemplo.

Para o engenheiro civil, Fábio Júnior Bissotto, a expectativa é das melhores, uma vez que os resultados afetam não só aos profissionais, mas também aos contribuintes como um todo.

“Fico feliz por ter sido escolhido para participar deste estudo para a implantação do sistema digital. É bem interessante porque temos que evoluir dentro da parte de automação e digitalização. E sem dúvida nenhuma isso vai facilitar a vida dos profissionais, economizando o tempo e filas a que eles se submetiam. Além de dar uma resposta mais ágil para o contribuinte, que tem o anseio de ver sua obra concluída brevemente”, pontuou. 

O coordenador do departamento de análise de projetos, Tomaz Leporaci, explica que a digitalização, além de modernizar o sistema, também colabora para eliminar o excesso de papéis físicos em arquivo. 

“A digitalização vai facilitar muito o arquivamento e desarquivamento de projetos na Prefeitura. Agora, com apenas um clique, é possível ver todo o histórico de uma edificação ou lote vago, em qualquer área da cidade, sem a necessidade de ter muitos papéis ocupando espaços cada vez maiores. Com o tempo, a tendência é que todos se adaptem a esta nova realidade” explicou. 

Geotecnologia em Lucas do rio Verde

Geotecnologia é um sistema composto por ferramentas digitais utilizadas para facilitar o controle e planejamento de uma área geográfica, por meio de referências espaciais. Por meio delas é possível realizar a coleta de imagens de satélite, criação de mapas digitais e bancos de dados. 

Em Lucas do Rio Verde, o uso deste tipo de tecnologia vem sendo aplicado desde 2018 por todas as secretarias para explorar a malha urbana e rural e saber onde é necessário investir.
 

INFRAESTRUTURA E OBRAS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
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