14/05/2024 10:33:02
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(Foto: Ascom Prefeitura)
A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde promoveu, na última semana, um encontro com gestores e coordenadores da rede municipal para tratar sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Documento de caráter normativo, a BNCC define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
De acordo com a assessora pedagógica da secretaria, Marilete Zampieron, o município está no processo inicial, divulgando aos profissionais e fazendo as primeiras constituições para que a Base seja aprofundada durante o ano. “Em níveis gerais, a BNCC traz o que é preciso trabalhar no Brasil inteiro, com conteúdo dentro de uma linha parecida nas cidades e estados, porém nós sabemos que cada comunidade local tem suas particularidades. Na rede municipal em Lucas do Rio Verde vamos fazer o comparativo de proposta curricular e verificar o que nós já cumprimos da Base e o que vamos ter que incluir”, comentou.
Para avaliar a BNCC e suas propostas, será criada uma comissão formada por membros das redes de ensino municipal, estadual e particular, e representantes de entidades ligadas à educação.
Ainda segundo Marilete, é preciso refletir à respeito da formação dos educandos, pois isso contribui para a mudança de toda a sociedade, oportunizando a inclusão e favorecendo o processo democrático. “Por esse motivo é importante ponderar acerca do que estamos ensinando para os estudantes, priorizando o que é realmente essencial e analisando de que maneira os currículos e propostas pedagógicas estão atuando na promoção da equidade”, pontuou.